Embora o uso do cartão tenha se tornado uma comodidade para os usuários, evitando a necessidade de andar com alta quantia em dinheiro, existem riscos para os consumidores.
Muitos brasileiros optam pelo uso do cartão nas suas movimentações financeiras e por mais que essa seja uma opção mais segura o número de clonagens também tem sido cada vez maior.
Com isso surgem muitas dúvidas sobre o cartão clonado, entre elas aquela de quem é obrigado a pagar a fatura e é isso que explicaremos no artigo de hoje.
É importante manter a calma na situação, no entanto, é necessário agir com rapidez ao descobrir a clonagem de um cartão.
Geralmente ela é identificada através de uma cobrança não reconhecida na fatura do cartão, por isso é importante sempre acompanhar os lançamentos das compras realizadas, uma boa opção é ativar a notificação de compras realizadas através do aplicativo bancário.
Caso você tenha identificado a clonagem no seu cartão o ideal é que você siga os passos abaixo:
Realizar um boletim de ocorrência (BO) pode te ajudar na hora de contestar as cobranças recebidas indevidamente.
Embora o desespero tome conta de uma pessoa quando identifica que o seu cartão foi clonado e possui compras que não foram realizadas por ela, o primeiro passo é manter a calma.
Afinal, saiba que não é o dono do cartão clonado o responsável por realizar o pagamento das transações que não conhece.
Quem fica com os encargos das compras realizadas pela clonagem é banco emissor ou a administradora do cartão.
Isso ocorre, porque conforme o Código de Defesa do Consumidor essas cobranças foram geradas pela falha de segurança do banco ou administradora, desta forma quem deve arcar com a despesa não é o usuário do cartão.
Sendo assim, fique tranquilo, pois as cobranças que não são reconhecidas e realizadas por clonagem serão canceladas e o dinheiro devolvido.
No entanto, lembre-se que o banco irá efetuar uma análise de modo a confirmar a veracidade da situação, e o dinheiro só é devolvido ou a compra cancelada quando confirmado o golpe.
Caso isso tenha acontecido com você e o banco se negou a realizar o estorno ou cancelamento será necessário que o mesmo comprove o motivo para isso.
Se sua situação não foi resolvida corretamente, a dica é ir até o PROCON e realizar uma reclamação ou por meio do portal consumidor.gov.
Quando a situação não é resolvida de forma alguma é possível acionar judicialmente os seus direitos contra a instituição financeira.
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