Carteira de Trabalho Digital: Veja como funciona e como fazer a sua
Desde 2019, a carteira de trabalho é emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
Desde 2019, a carteira de trabalho é emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico. A nova forma facilitou o acesso a dados como data de admissão, vínculo empregatício, salário, seguro desemprego, e muito mais.
O empregado a partir de agora poderá através da ferramenta virtual ter seus benefícios trabalhistas assegurados, como aposentadoria, seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Como Criar e Acessar a sua Carteira de Trabalho Digital?
Para você criar a sua Carteira de Trabalho Digital, deverá baixar o aplicativo em seu celular ou computador. Após acessar, você deverá informar o número do seu CPF, isso facilitará ao empregador ter acesso a suas informações trabalhistas.
Antes o trabalhador corria o risco de perder a carteira de trabalho física. Com a criação da Carteira de Trabalho Digital, você não corre mais esse risco. E sempre poderá realizar consultas sobre seus contratos de trabalho..
Quais são os Benefícios da Carteira de Trabalho Digital?
Uma das grandes vantagens da Carteira de Trabalho Digital foi acabar com a burocracia. Isso porque o trabalhador pode ter acesso a ela de forma bem rápida. Outro detalhe é que diferente do documento físico, a carteira digital não pode ser perdida.
O documento digital permite que você tenha a hora que quiser todas as informações sobre o contrato de trabalho.
Se você já tinha a CTPS em formato físico, você deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original.
O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.
De acordo com a Portaria/ MTP nº 671, de 8 de novembro de 2021, o registro de novos contratos só devem ser realizados na Carteira de Trabalho Digital, por meio do eSocial.
A partir de agora, o número da sua CTPS Digital passa a ser o mesmo número de sua inscrição no CPF.
Leia também | 7 atividades que podem te deixar mais inteligente, segundo a ciência
Como Emitir a Carteira de Trabalho?
Para obter a Carteira de Trabalho Digital, você vai precisar:
– do número do CPF
– criar uma conta autenticada no gov.br
O profissional responde a cinco perguntas sobre sua vida profissional e previdenciária, obtendo assim, uma senha temporária para acesso ao sistema.
Obter a Carteira de Trabalho em papel
Apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel.
Para obtê-la você deverá encaminhar o pedido de agendamento por e-mail, de acordo com o estado onde reside.
Email: [email protected]. Você deve trocar a designação uf pela sigla de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o e-mail é [email protected].
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.