Chamadas

Caxumba: Saiba como é transmitida e como tratar

A caxumba é uma infecção viral contagiosa que afeta principalmente as glândulas salivares, conhecidas como parótidas. É também conhecida como Papeira, e é uma doença de distribuição universal, de alta morbidade e baixa letalidade, aparecendo sob a forma endêmica ou surtos. Ela é mais comum em crianças e adolescentes e geralmente é fácil de tratar. 

A doença também pode afetar adultos em qualquer idade. Normalmente, a caxumba tem evolução benigna, mas em alguns raros casos pode apresentar complicações resultando em internações e até mesmo em morte. 

A vacina de prevenção foi incorporada ao calendário dos postos de saúde, o que reduziu o número de casos drasticamente no Brasil.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, o principal e mais comum sintoma da caxumba é o aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre. Cerca de 30% das infecções podem não apresentar aumento aparente dessas glândulas. 

Nos homens adultos, a infecção pode causar inflamação nos testículos e infecção do tecido mamário no caso das mulheres. Um dos problemas da doença é que em algumas pessoas, a infecção não apresenta sintomas (assintomática) e adquire maior gravidade após adolescência, sendo a meningite e a epididimo orquite duas importantes manifestações e complicações da Caxumba, mas que geralmente não deixam sequelas.

Diagnóstico

O diagnóstico da caxumba é feito com análise clínica e exames de sangue caso haja suspeita da doença. A presença de anticorpos no sistema imunológico pode indicar a caxumba.

Para confirmar, o profissional de saúde pode coletar uma amostra de sangue para confirmar a presença do vírus. A confirmação laboratorial da caxumba vem no resultado desse exame de sangue, que apresenta anticorpos contra o paramixovírus, responsável por causar a doença. 

Dessa forma, é possível excluir com certeza a hipótese de outras enfermidades ou doenças que tenham sintomas parecidos.

Leia também | Como Identificar se Você Está Tomando Pouca Água?

Transmissão e tratamento

A transmissão ocorre por via aérea, por meio da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. Já a transmissão indireta é menos frequente, mas pode ocorrer pelo contato com objetos e/ou utensílios contaminados com secreção do nariz e/ou boca.

O tratamento da caxumba é baseado nos sintomas clínicos do paciente, com adequação da hidratação e alimentação, já que esses pacientes aceitam mal alimentos ácidos, que podem ocasionar dor, náuseas e até vômitos. Além disso, a boa higiene bucal é fundamental.

Por ser uma infecção viral, a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo. A indicação é apenas de repouso, medicamentos para dor e temperatura e observação cuidadosa para a possibilidade de aparecimento de complicações. Nos casos que cursam com meningite asséptica, o tratamento também é sintomático.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Estas profissões e cargos estão em baixa no Brasil

As constantes mudanças  e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo…

27 minutos atrás

139 cursos gratuitos são oferecidos para brasileiros por Harvard

Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…

2 horas atrás

6 hábitos e manias de pessoas muito inteligentes que você precisa saber

Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…

3 horas atrás

Como Conseguir Empréstimo com Nome Sujo?

Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…

5 horas atrás

8 faculdades que oferecem cursos gratuitos para pessoas 60+

Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…

7 horas atrás

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

8 horas atrás