Cidadão poderá solicitar benefícios por incapacidade temporária pelos Correios
O governo federal decidiu facilitar a vida dos trabalhadores que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença)
O governo federal decidiu facilitar a vida dos trabalhadores que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Na segunda-feira (14), o Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios anunciaram parceria que vai permitir que os segurados solicitem o benefício por incapacidade temporária de forma mais ágil e conveniente.
Agora será possível fazer essa solicitação por meio do Atestmed no Balcão Cidadão em 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo o país. A ideia é proporcionar que os segurados tenham ajuda no envio dos documentos pelo aplicativo ou site do Meu INSS. A primeira fase do acordo com os Correios foi lançada em março em um projeto piloto em Fortaleza (CE) e Aracaju (SE).
O acordo prevê ainda que os segurados do INSS que tenham algum pedido em exigência no INSS possam apresentar a documentação na unidade postal.
Leia também | Atenção! Anvisa proibiu mais de 100 alimentos nos mercados
Mas o que é exatamente o Atestmed?
O Atestmed é um serviço online oferecido pelo INSS que permite aos beneficiários obterem o benefício por incapacidade temporária sem precisar passar pela perícia médica presencial. Isso é especialmente útil para situações em que o afastamento do trabalho é necessário por até 180 dias.
De julho de 2023 até setembro de 2024, foram realizados 4.055.181 requerimentos via Atestmed, dos quais 2.034.867 foram concedidos. Ou seja, essa iniciativa tem sido bastante utilizada e eficaz para agilizar o processo de concessão dos benefícios.
A cerimônia, no auditório do Ministério da Previdência, em Brasília, contou com a presença do ministro da Previdência, Carlos Lupi; dos presidentes do INSS e dos Correios, Alessandro Stefanutto e Fabiano Silva dos Santos, respectivamente; da diretora de Orçamento, Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano; do diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, Vanderlei Barbosa dos Santos; e da diretora dos Correios, Maria do Carmo Perpétuo.
O ministro falou sobre o atendimento dos Correios, somada a todas plataformas do INSS:
“São mais de 20 milhões de brasileiros atendidos pelo telefone, 75 milhões pela plataforma Meu INSS, agora com os Correios, vamos chegar a mais de 100 milhões de atendimentos ao mês. É isso que queremos fazer, dar capilaridade e atender o que a população precisa”, afirmou o ministro, que acrescentou: “Vocês vão ver que nós estamos fazendo história na Previdência Social, não tem nenhum órgão nesse planeta que tenha mais empatia que a Previdência Social”.
Comentários estão fechados.