Chamadas

Cientistas descobrem procedimento capaz de apagar memórias ruins

Uma nova descoberta pode mudar o modo como você deseja esquecer certas situações da sua vida. Cientistas da Universidade de Hong Kong desenvolveram uma técnica inovadora para apagar memórias ruins. De acordo com eles, o procedimento envolve a reativação de lembranças positivas durante o sono, utilizando uma ferramenta chamada Reativação da Memória Direcionada (TMR, na sigla em inglês). 

A técnica associa memórias a estímulos sensoriais, como odores ou sons, que são reapresentados durante o sono para estimular o cérebro a acessar aquelas recordações específicas.

O estudo reuniu 37 voluntários que foram expostos a imagens positivas e negativas, com palavras que foram associadas a essas memórias. Durante o sono, as palavras foram reproduzidas, e os pesquisadores observaram que os participantes tinham mais dificuldade em se lembrar das memórias negativas que haviam sido “mescladas” às positivas. 

O estudo recente sugere que a técnica pode ajudar a minimizar lembranças negativas ao sobrepor memórias positivas. A descoberta pode abrir novos caminhos para o tratamento de traumas e melhorar o bem-estar psicológico de uma pessoa.

Quais os benefícios potenciais?

A descoberta pode revolucionar o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Ao enfraquecer memórias traumáticas, essa técnica pode ajudar a reduzir os sintomas do TEPT, como pesadelos e flashbacks.

Também pode ajudar no tratamento da depressão. Memórias negativas associadas à depressão podem ser atenuadas, contribuindo para a melhora do humor e do bem-estar. A técnica também pode ser utilizada para reduzir a ansiedade relacionada a memórias específicas que desencadeiam reações negativas.

Precisamos só ter em mente que essa é uma área de pesquisa relativamente nova, e ainda há muito a ser descoberto. 

Leia também | As 30 profissões em que mulheres ganham mais que os homens

O futuro da manipulação da memória

Esse pode ser o passo para que possa acontecer a manipulação da memória. Sendo possível apagar memórias ruins. Isso representa um marco significativo na neurociência, mas é apenas o começo. Claro que virão avanços no futuro. 

Tudo indica que poderemos melhorar a memória, aumentando a capacidade de aprender e reter informações. Ser capaz também de lutar contra doenças como o Alzheimer, que afetam a memória e a cognição.

No futuro poderemos manipular memórias para estimular a inovação e a resolução de problemas. 

A descoberta de um método para apagar memórias ruins é um avanço promissor com o potencial de transformar o tratamento de diversas doenças mentais.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Conheça as novas 7 maravilhas da Natureza (e duas estão no Brasil)

Uma votação global apontou quais são as Novas 7 Maravilhas da Natureza. A votação buscou…

20 minutos atrás

Acordar de madrugada pode ser causador de distúrbio, diz pesquisa

Sabe quando você está dormindo e de repente acorda no meio da madrugada? Uma pesquisa…

6 horas atrás

5 maneiras para os casais se prepararem para aposentadoria

Um dos momentos mais desejados pelos trabalhadores é a aposentadoria. Muitos casais ficam esperando por…

8 horas atrás

35 pleonasmos que provavelmente você fala e precisa parar agora

Os vícios de linguagem são extremamente comuns entre os brasileiros, fazendo parte do dia a…

11 horas atrás

As 30 profissões em que mulheres ganham mais que os homens

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, as mulheres representam uma força de trabalho maior do…

12 horas atrás

Conheça os Nomes Mais Comuns no Brasil: Um Mergulho na Diversidade e Tradição

Muitas vezes escolhemos o nome para nossos filhos e nem percebemos que existem uma dezena…

23 horas atrás