Chamadas

Cientistas descobrem procedimento capaz de apagar memórias ruins

Uma nova descoberta pode mudar o modo como você deseja esquecer certas situações da sua vida. Cientistas da Universidade de Hong Kong desenvolveram uma técnica inovadora para apagar memórias ruins. De acordo com eles, o procedimento envolve a reativação de lembranças positivas durante o sono, utilizando uma ferramenta chamada Reativação da Memória Direcionada (TMR, na sigla em inglês). 

A técnica associa memórias a estímulos sensoriais, como odores ou sons, que são reapresentados durante o sono para estimular o cérebro a acessar aquelas recordações específicas.

O estudo reuniu 37 voluntários que foram expostos a imagens positivas e negativas, com palavras que foram associadas a essas memórias. Durante o sono, as palavras foram reproduzidas, e os pesquisadores observaram que os participantes tinham mais dificuldade em se lembrar das memórias negativas que haviam sido “mescladas” às positivas. 

O estudo recente sugere que a técnica pode ajudar a minimizar lembranças negativas ao sobrepor memórias positivas. A descoberta pode abrir novos caminhos para o tratamento de traumas e melhorar o bem-estar psicológico de uma pessoa.

Quais os benefícios potenciais?

A descoberta pode revolucionar o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Ao enfraquecer memórias traumáticas, essa técnica pode ajudar a reduzir os sintomas do TEPT, como pesadelos e flashbacks.

Também pode ajudar no tratamento da depressão. Memórias negativas associadas à depressão podem ser atenuadas, contribuindo para a melhora do humor e do bem-estar. A técnica também pode ser utilizada para reduzir a ansiedade relacionada a memórias específicas que desencadeiam reações negativas.

Precisamos só ter em mente que essa é uma área de pesquisa relativamente nova, e ainda há muito a ser descoberto. 

Leia também | As 30 profissões em que mulheres ganham mais que os homens

O futuro da manipulação da memória

Esse pode ser o passo para que possa acontecer a manipulação da memória. Sendo possível apagar memórias ruins. Isso representa um marco significativo na neurociência, mas é apenas o começo. Claro que virão avanços no futuro. 

Tudo indica que poderemos melhorar a memória, aumentando a capacidade de aprender e reter informações. Ser capaz também de lutar contra doenças como o Alzheimer, que afetam a memória e a cognição.

No futuro poderemos manipular memórias para estimular a inovação e a resolução de problemas. 

A descoberta de um método para apagar memórias ruins é um avanço promissor com o potencial de transformar o tratamento de diversas doenças mentais.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

1 dia atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

2 dias atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

4 dias atrás

Usar IA pode me ajudar ou prejudicar na hora de criar meu currículo?

O mercado de trabalho nunca foi tão desafiador quanto hoje, afinal as vagas que antes…

5 dias atrás

8 habilidades que você precisa ter e estão em falta no mercado de trabalho

O mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo quanto agora, afinal todo ano surgem novas…

5 dias atrás

7 empregos para quem tá desempregado e precisa rápido trabalhar

O desemprego é uma situação bem complexa na vida dos brasileiros. Atualmente, quase 8 milhões…

3 semanas atrás