Chamadas

Cientistas revelam formação de um novo oceano na Terra

O movimento das placas tectônicas, que moldam a superfície da Terra há milhões de anos, está causando uma fissura na placa africana. Essa é uma das mais intrigantes notícias da geologia nos últimos tempos. Um novo oceano pode estar surgindo na África.

Na verdade, o que está acontecendo é uma separação das placas tectônicas da África e da Arábia, que está criando um novo oceano na região. 

Esse processo, que começou milhões de anos atrás, está resultando na formação de uma abertura oceânica,localizada na região do Grande Vale do Rift e também na Península Arábica. Na verdade, as placas tectônicas da África e da Arábia estão se afastando lentamente.

Segundo a BBC News, acreditava-se que ele seria fruto de um processo que levaria entre 5 e 10 milhões de anos para ocorrer. Mas novas descobertas científicas apontam que isso pode acontecer antes do previsto.

O Mar Vermelho, localizado entre esses dois continentes, está se expandindo devido à separação gradual das placas africana e arábica. A expansão do mar está criando uma fenda na crosta terrestre, que se estende por uma grande área na Península Arábica.

A descoberta foi publicada pela revista americana “Geophysical Research Letters”, onde os geólogos confirmaram a criação de um novo oceano no continente africano.

Imagina que isso acontecendo poderá abrigar um imenso corpo de água daqui a milhões de anos! Mas isso não é imaginação, segundo os geólogos esse processo está em andamento.

“Este é o único lugar na Terra onde você pode estudar como uma fenda continental se torna uma fenda oceânica”, disse Christopher Moore, estudante de doutorado na Universidade de Leeds, à NBC News.

A atividade vulcânica na região é um indicativo da intensa atividade geológica e contribui para a formação da nova crosta oceânica.

Leia também | Pesquisa diz que comer cachorro-quente pode reduzir seu tempo de vida

Quais as consequências dessa formação?

Se realmente essa formação acontecer, a Península Arábica será geograficamente alterada, com a formação de um novo mar interno ou um braço do Mar Vermelho. Isso poderá influenciar o clima regional, a biodiversidade e os ecossistemas da região.

O que pode aumentar os riscos geológicos, isso porque a atividade tectônica e vulcânica associada a esse processo podem gerar terremotos e outras atividades sísmicas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

3 semanas atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

4 semanas atrás

Os 10 estados com mais roubos de moto no Brasil e os modelos

O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…

1 mês atrás

5 países baratos para viajar e fora das Américas

Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…

2 meses atrás

Regras de etiqueta que todo mundo deveria seguir, mas ninguém segue

Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…

2 meses atrás

Conheça países que mudaram de nomes ao longo da história

A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…

2 meses atrás