Chamadas

Cientistas revelam formação de um novo oceano na Terra

O movimento das placas tectônicas, que moldam a superfície da Terra há milhões de anos, está causando uma fissura na placa africana. Essa é uma das mais intrigantes notícias da geologia nos últimos tempos. Um novo oceano pode estar surgindo na África.

Na verdade, o que está acontecendo é uma separação das placas tectônicas da África e da Arábia, que está criando um novo oceano na região. 

Esse processo, que começou milhões de anos atrás, está resultando na formação de uma abertura oceânica,localizada na região do Grande Vale do Rift e também na Península Arábica. Na verdade, as placas tectônicas da África e da Arábia estão se afastando lentamente.

Segundo a BBC News, acreditava-se que ele seria fruto de um processo que levaria entre 5 e 10 milhões de anos para ocorrer. Mas novas descobertas científicas apontam que isso pode acontecer antes do previsto.

O Mar Vermelho, localizado entre esses dois continentes, está se expandindo devido à separação gradual das placas africana e arábica. A expansão do mar está criando uma fenda na crosta terrestre, que se estende por uma grande área na Península Arábica.

A descoberta foi publicada pela revista americana “Geophysical Research Letters”, onde os geólogos confirmaram a criação de um novo oceano no continente africano.

Imagina que isso acontecendo poderá abrigar um imenso corpo de água daqui a milhões de anos! Mas isso não é imaginação, segundo os geólogos esse processo está em andamento.

“Este é o único lugar na Terra onde você pode estudar como uma fenda continental se torna uma fenda oceânica”, disse Christopher Moore, estudante de doutorado na Universidade de Leeds, à NBC News.

A atividade vulcânica na região é um indicativo da intensa atividade geológica e contribui para a formação da nova crosta oceânica.

Leia também | Pesquisa diz que comer cachorro-quente pode reduzir seu tempo de vida

Quais as consequências dessa formação?

Se realmente essa formação acontecer, a Península Arábica será geograficamente alterada, com a formação de um novo mar interno ou um braço do Mar Vermelho. Isso poderá influenciar o clima regional, a biodiversidade e os ecossistemas da região.

O que pode aumentar os riscos geológicos, isso porque a atividade tectônica e vulcânica associada a esse processo podem gerar terremotos e outras atividades sísmicas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

6 horas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 dia atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

3 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

6 dias atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

1 semana atrás