Cirurgia Bariátrica: essa é realmente a melhor escolha?
Entenda como a cirurgia bariátrica pode afetar sua vida para sempre, não estamos falando de estética e sim de saúde.
A cirurgia bariátrica é o sonho de muitas pessoas que estão acima do peso, entretanto, não pense que esse procedimento é feito só de coisas boas, existem consequências.
Além das consequências pós-operatórias, existem risco operatórios associados ao procedimento cirúrgico como hemorragia e infecções, por exemplo. Mas esse são riscos que podem ocorrer em diversos procedimentos, neste artigo queremos focar na vida depois da cirurgia.
O que queremos apresentar neste artigo são as complicações que podem atrapalhar a vida cotidiana pós-operatória, mostraremos o que acontece além de estética e que pode afetar a vida da pessoa operada para sempre.
Riscos da operação
Confira alguns riscos operatórios da cirurgia bariátrica, segundo o site da empresa Johnson & Johnson, baseado em dois artigos científicos:
Os possíveis riscos associados ao procedimento cirúrgico:
- Hemorragia.
- Infecção.
- Coágulos sanguíneos.
- Problemas pulmonares.
- Vazamentos em seu sistema gastrointestinal.
Possíveis complicações pós-cirurgia bariátrica:
- Síndrome de dumping (um grupo de sintomas, incluindo fraqueza e desconforto abdominal, que ocorre após as refeições).
- Cálculos na vesícula biliar.
- Desnutrição.
- Náusea e vômito.
- Diarreia e constipação.
Leia também | Fiz bariátrica e o plano negou a cirurgia reparadora, e agora?
Cirurgia bariátrica, a vida além da estética
Esteticamente a cirurgia pode agregar muita coisa para a vida de uma pessoa obesa, mas nem sempre a intervenção cirúrgica é a melhor opção. Recentemente viralizou um corte nas redes sociais do comediante Matheus Ceará expondo alguns problemas da bariátrica e destacando que se arrepende de ter feito o procedimento.
Com base na opinião de especialistas, entenda o que mudará na sua vida depois da operação:
Deficiência de B12 e Ferro:
- “A deficiência prolongada de ferro e vitamina B12 está presente após a cirurgia bariátrica, apesar do uso generalizado de suplementos”, segundo o título do artigo publicado na Revista Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública (IJERPH).
- “As deficiências nutricionais em pacientes bariátricos são maiores para o ferro entre os homens e para a vitamina B12 entre as mulheres”, cita outra parte do artigo.
Deficiência de vitamina D e a diminuição da absorção de vitaminas:
- “a diminuição das áreas de absorção no intestino delgado, a secreção pancreática e as alterações na distribuição da bile são os fatores que levam à diminuição da absorção de vitamina D”, afirma a matéria publicada no site científico Oae Publish
Portanto, assim como as reclamações virais do comediante Matheus Ceará (que fez cirurgia bariátrica) diziam, o paciente poderá ter que realizar aplicações de vitaminas essenciais, como no caso da B12, pois a simples ingestão não será suficiente. Além das diversas deficiências vitamínicas que podem acontecer.
Comentários estão fechados.