Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Como a solidão pode impactar sua saúde e como prevenir

A solidão pode afetar qualquer pessoa, seja ela rica ou pobre, homem, mulher ou criança

Muitas pessoas podem estar rodeadas de gente ao seu lado e mesmo assim vai se sentir sozinha. A solidão pode afetar qualquer pessoa, seja ela rica ou pobre, homem, mulher ou criança. Sentir solidão é uma experiência que qualquer um pode experimentar. No entanto, é importante entender o impacto profundo que essa sensação pode ter em nossa saúde física e mental.

A solidão está fortemente ligada a transtornos como depressão, ansiedade e até mesmo pensamentos suicidas. No texto a seguir, vamos descobrir juntos os efeitos negativos da solidão sobre o nosso bem-estar e as estratégias práticas para que possamos prevenir e combater esse sentimento. 

Estudos demonstram que a solidão pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, enfraquecimento do sistema imunológico e até mesmo acelerar o processo de envelhecimento.

A solidão é uma emoção humana universal que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Porém cada indivíduo vivencia de maneira única. 

Solidão é um sentimento subjetivo de desconexão, isolamento e ausência de conexão social. Pode ocorrer mesmo quando a pessoa está rodeada de pessoas, e não se trata apenas de estar fisicamente sozinha. 

As causas da solidão

Grandes transições como mudar de cidade, começar ou terminar um relacionamento, aposentadoria ou a perda de um ente querido podem levar a sentimentos de solidão. Algumas pessoas podem ser mais propensas à solidão devido a traços de personalidade, como introversão ou baixa autoestima.

Leia também | 4 setores no mercado de trabalho canadense para brasileiros

Como tratar

Uma forma de combater a solidão, manter laços de amizade amigos e familiares. Também procure atividades sociais que possam te ajudar a conhecer novas pessoas.

Participar de grupos pode ser uma grande ajuda. Faça parte de clubes de leitura, aulas de dança ou atividades voluntárias. Dedique-se a atividades que você gosta, como jardinagem, pintura ou tocar um instrumento.

Porém, se você perceber que a solidão está impactando a sua vida, mexendo com a sua saúde mental e te afastando do mundo, é hora de procurar um terapeuta. A terapia pode ser um tratamento eficaz para lidar com a solidão, principalmente quando ela está associada a transtornos mentais.

  • Psicoterapia: Pode ajudar a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a solidão. 
  • Terapia cognitiva e comportamental (TCC): Pode ser uma alternativa para tratar sentimentos de solidão. 
  • Psicoterapia analítica funcional (FAP): Pode ajudar a melhorar as habilidades interpessoais e a construir relacionamentos significativos. 

Comentários estão fechados.