Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Como as crianças brincavam nos anos 80?

A forma das crianças se divertirem hoje em dia é bem diferente de como as coisas eram nos anos 80. Hoje, vira e mexe, elas estão de alguma forma ligadas a tecnologia. Nos anos 1980, brincar era bem diferente

A forma das crianças se divertirem hoje em dia é bem diferente de como as coisas eram nos anos 80. Hoje, vira e mexe, elas estão de alguma forma ligadas a tecnologia. Nos anos 1980, brincar era bem diferente.

Antes não existiam smartphones e brinquedos eletrônicos. Com isso, as crianças precisavam explorar o seu lado criativo e até mesmo inventar brincadeiras. Naquela época se brincava muito na rua e nos quintais.

Muitas crianças ficavam na rua brincando até a hora do jantar. Com isso, seus pais precisavam ir atrás delas para trazê-las de volta para casa. Muitas brincadeiras daquela época podem até existir em algum lugar do Brasil. Veja quais eram as brincadeira praticadas pelas crianças no anos 80.

Jogo do bafo

O jogo do bafo é um jogo recreativo muito comum entre os colecionadores de figurinhas. Sua denominação deve-se ao fato do deslocamento de ar provocado pelo impacto da mão no momento da batida sobre uma área plana em que se encontram depositados cromos empilhados um em cima do outro.

A intenção é bater com a mão na pilha, de maneira que o bafo da mão faça virar o maior número de figurinhas.

Taco ou Bete

O jogo de Taco, muito praticado no Brasil, principalmente por crianças e adolescentes, também é conhecido como Bete, Betia, Tacobol, Bete-Ombro e Bets, dependendo da região do país. É um esporte inspirado no esporte inglês “Cricket”.

O objetivo principal do jogo para a equipe rebatedora é fazer pontos cruzando os tacos no meio do campo, enquanto para a equipe lançadora é tentar derrubar um dos alvos da equipe adversária, assim se trocando de posição com a equipe lançadora.

Cabo de guerra

Cabo de guerra é uma atividade esportiva na qual duas equipes competem entre si em um teste de força e musculação, puxando a corda.

Ganha a equipe que conseguir puxar a corda a tal ponto que um jogador da equipe contrária cruze a linha central.

Queimada

Queimada é um esporte coletivo em que os jogadores de duas equipes tentam acertar os oponentes com uma ou mais bolas, evitando serem atingidos. O objetivo de cada equipe é eliminar todos os membros da equipe adversária, acertando-os com bolas lançadas.

Bobinho

Bobinho é uma brincadeira de criança, também usada pelos futebolistas no aquecimento das partidas.

Um grupo forma um círculo, e um ou dois deles ficam no centro deste círculo. Enquanto os que formam o círculo tocam a bola entre si, os que estão no centro do círculo, que são chamados de “bobos”, tem que tentar interceptar os passes. 

Os demais jogadores passam a bola entre si, sem deixar que o “bobinho” a pegue.

Gato mia

Gato-mia é uma brincadeira em que uma criança tenta procurar outras em algum quarto escuro, ou com vendas nos olhos, tentando adivinhar quem a criança em que ele encostou, pelo “miado” que a outra criança deve fazer ao ser descoberto. É necessário escolher um jogador que será o pegador na brincadeira.

Pular elástico

 Dois participantes, distantes dois metros um do outro, colocam o elástico ao redor das pernas, formando um retângulo. O terceiro participante deve pular dentro do retângulo e seguir fazendo movimentos, que geralmente são acompanhados por músicas, que mudam de região para região do Brasil.

Leia também | Feriado: conheça o motivo por que 15 de novembro é feriado

Dança das cadeiras

Colocam-se cadeiras em círculo, em número menor do que o de participantes. Uma música toca e os jogadores devem andar ao redor das cadeiras. A música vai tocando até que para. Nesse momento, todos devem tentar sentar-se, e quem ficar sem cadeira sai do jogo.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.