Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Como conseguir acompanhar o andamento do meu processo?

Se você quer aprender a consultar o andamento do seu processo sozinho, sem a ajuda do advogado e quando quiser, então aprenda como a partir de agora!

Muitas pessoas desconhecem a possibilidade de acompanhar processos judiciais pela internet. No entanto, é uma maneira rápida de consultar os documentos e acompanhar o andamento do seu caso na justiça.

Isso pode ser especialmente útil para evitar a dependência excessiva do advogado e obter atualizações sobre o seu processo. Uma pesquisa de mercado realizada pela Lexly em 2020 revelou que a falta de comunicação e a demora na conclusão dos processos judiciais são frequentes fontes de insatisfação dos clientes do ramo jurídico.

Essas questões estão relacionadas à natureza intelectual da profissão de advogado e à complexidade de cada caso, que pode exigir mais tempo para ser resolvido. Além disso, o sistema judicial muitas vezes é burocrático, o que pode resultar em atrasos consideráveis no processamento das solicitações.

Felizmente, não é necessário esperar pelo respaldo do advogado para acompanhar um processo. É possível fazer consultas online, sem a necessidade de ir até o escritório ou solicitar informações ao advogado. Por meio do site do Tribunal de Justiça, você pode acompanhar o seu processo, inclusive nos finais de semana.

Leia também | Conheça os requisitos legais para obter um imóvel por usucapião direto em cartório

Como acompanhar o meu processo?

Para acessar seu processo online, você precisa ter algumas informações em mãos, como o tribunal em que seu caso está sendo julgado, o número do processo e o nome completo de uma das partes envolvidas.

Depois de reunir esses dados, você pode acessar o site do tribunal correspondente. Por exemplo, se for o Tribunal de Justiça de São Paulo, o link é https://www.tjsp.jus.br/. No site do tribunal, procure a opção “Processos” no menu superior e clique nela.

Você será redirecionado para uma nova página com o campo “Consulta Processual”, onde poderá inserir o número do processo e o nome da parte envolvida. Além disso, você também pode acessar o processo digitalizado, salvando-o como PDF ou imprimindo-o para consulta. Para isso, clique na opção PJe (Processo Judicial Eletrônico) e, em seguida, em “Acesso ao PJe (TRT2)”.

Tribunais de Justiça do Brasil

Tribunais Superiores e Conselhos:

Tribunais Regionais Federais:

Tribunais de Justiça:

Tribunais Regionais do Trabalho:

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.