Chamadas

Como funcionam as regras da Licença-Maternidade?

A chegada de um bebê é um momento especial na vida de uma família, e as mães merecem todo o suporte necessário durante essa fase. Principalmente quando elas trabalham fora. Para essas trabalhadoras, existe o benefício chamado de licença-maternidade, garantido por lei. A licença-maternidade visa proteger a saúde da mãe e do recém-nascido. 

Uma licença-maternidade dura 120 dias (ou seja, cerca de 4 meses). Esse período começa a contar a partir do 28º dia que antecede o parto ou da alta hospitalar, caso a mãe tenha ficado internada após o nascimento do bebê.

O direito também é garantido em casos de adoção de menor de idade ou guarda judicial para fins de adoção, o prazo também é de 120 dias. Em situações específicas, como natimorto (morte do feto dentro do útero ou no parto) ou aborto espontâneo, o período pode variar.

Salário-Maternidade

Quando a trabalhadora solicita a licença-maternidade, terá direito a um valor pago mensalmente. O pedido pode ser feito ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou empresa onde a mulher trabalha. O custo do salário-maternidade é arcado pela Previdência Social (INSS).

Durante o período da licença-maternidade, a trabalhadora terá seus direitos garantidos por lei. A gestante tem o direito de ser dispensada do trabalho pelo tempo necessário para realizar pelo menos seis consultas médicas e exames durante a gravidez.  Essas ausências não podem resultar em descontos no salário ou em outros direitos trabalhistas.

Leia também | Cidadão poderá solicitar benefícios por incapacidade temporária pelos Correios

Benefícios da Licença-Maternidade

O empregador não poderá demitir a trabalhadora sem justa causa durante a licença-maternidade. Isso porque a lei garante estabilidade no emprego, desde o momento em que se afasta até cinco meses após o parto. 

Terá direito de receber o valor integral do salário que será custeado pela Previdência Social (INSS). O pagamento é mensal e pode ser solicitado ao INSS ou à empresa onde a mãe trabalha.

Além dos 120 dias de licença, a mãe tem direito a duas pausas de meia hora durante a jornada de trabalho para amamentar o bebê. 

Durante a gravidez e após o parto, a gestante tem acesso a cuidados médicos e acompanhamento pré-natal.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

29 minutos atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

42 minutos atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

49 minutos atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

1 hora atrás

Quer ser contratado rápido? Habilidades nessa tecnologia são fundamentais

Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…

1 hora atrás

Inscrições abertas para cursos gratuitos 100% online de informática

Cursos gratuitos e 100% online são uma maneira fantástica de aprender novas habilidades no seu…

1 hora atrás