Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Como lidar com uma criança bagunceira da melhor

Uma criança bagunceira pode deixar qualquer um de cabelo branco. Muitos pais passam por verdadeiras experiências desagradáveis quando seus filhos não tem limites

Uma criança bagunceira pode deixar qualquer um de cabelo branco. Muitos pais passam por verdadeiras experiências desagradáveis quando seus filhos não tem limites.

Já pensou, você chegar com seu filho na casa de um amigo e a criança começar a mexer em tudo e quebrar alguma coisa?

Como identificar e lidar com uma criança bagunceira?

Tudo começa em casa. Se a criança deixa tudo jogado e tira os objetos do lugar. Esse pode ser um sinal que seu filho é um verdadeiro bagunceiro. Isso ocorre principalmente dos 2 aos 4 anos, quando a criança ainda não entende direito o que é bagunça.

É nesse momento que o pai e a mãe vão precisar começar a ensinar o que é organização. A partir de 1 ano de idade, a criança já começa a compreender e se comunicar melhor. Com essa idade, elas já podem ser estimuladas a organizar os brinquedos depois de usá-los.

Como estimular a organização desde cedo?

Muitas crianças custam a aprender certas coisas quando seus pais resolvem executar as tarefas que deveriam ser delas. Por isso, fique ligado na dica:

Não execute as tarefas pela criança

Se, na pressa do dia a dia, você recolhe todos os brinquedos e roupas jogadas pela casa, a criança não entenderá que essa é uma responsabilidade dela. 

Torne o momento de organização mas divertido

Para incentivar a criança a cumprir a tarefa de organizar as coisas, crie uma brincadeira. Que tal guardar os objetos no ritmo de uma música ou criar desafios para que a tarefa seja cumprida? Por exemplo, vocês podem brincar de acertar quantos minutos e segundos levou a arrumação do dia ou tentar bater recordes de tempo.

Crie uma rotina

Se você criar uma rotina, a criança vai acabar entendendo que depois da hora de brincar, é hora de se organizar. Ou seja, ela já cresce entendendo que a arrumação é sempre uma fase da brincadeira, e não o término da diversão — o que leva muitos pequenos a resistirem à organização.

Ensine técnicas de organização

Você pode ensinar ao seu filho técnicas de organização:

  • como separar brinquedos por estilo
  • carrinhos em um lugar, pecinhas de lego em outro etc. 
  • Categorizações por cores, formas e texturas 
  • Mas para a criança aprender a ser organizada, os pais também precisam se comportar do mesmo jeito, ou seja, também devem ser organizados.

Leia também | 5 graves problemas de saúde que podem ser desenvolvidos pela solidão

Pratique a disciplina positiva

Em vez de se impor com autoritarismo ou até agressividade para conseguir o que quer, pratique a disciplina positiva. Tenha firmeza, mas sem deixar a gentileza e o afeto de lado. 

A criança precisa saber que você está ensinando a organização porque é pelo bem dela e que você a ama. 

Parabenize a criança, mesmo que a arrumação não tenha ficado perfeita. Reconheça o seu esforço.

E não faça chantagens para convencer seu filho a cumprir uma tarefa. Não prometa dar um presente se a criança cumprir a tarefa exigida. Esse tipo de recompensa faz com que a criança não entenda que a necessidade de se organizar é uma consequência para o ato de bagunçar. Isso porque seu filho pode entender que só deve fazer as coisas se ganhar outras em troca.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.