Como memorizar textos grandes no menor tempo possível?
Memorizar textos grandes pode parecer difícil, mas existem métodos que você pode utilizar para tornar esse processo muito mais fácil
Muitas pessoas não sabem, mas a memória é como ter uma Ferrari da qual você não sabe dirigir, e o mais ridículo disso tudo é que a maioria das pessoas nem ao menos sabe que possuí uma Ferrari de memória.
Aquela história do “tenho uma péssima memória” é um dos maiores mitos já contados. A verdade é que a memória não é uma parte física do cérebro, é uma função mental ou mesmo uma habilidade, e por ser uma habilidade, ela pode ser aprendida e aprimorada.
É exatamente como andar de skate, muito provavelmente você terá dificuldades até mesmo para ficar em pé com o skate parado, agora o que dirá sair andando por aí e fazendo manobras. Nessa situação, a habilidade de andar de skate precisa ser desenvolvida, aprimorada e refinada.
A sua memória é basicamente o mesmo. Não adianta querer ter uma boa memória se você não aprendeu como tê-la, ou mesmo como aprimorá-la. Então, da próxima vez que você pensar que tem uma memória ruim, lembre-se: você não tem uma péssima memória, só não aprendeu a ter uma boa memória.
Como memorizar textos grandes em pouco tempo?
Se você chegou até aqui, muito provavelmente você está buscando desenvolver sua memória e aprender técnicas e métodos para decorar textos grandes em pouco tempo, certo? Já vamos chegar lá, mas antes deixe-me contar uma coisa bem rápida!
Acontece que a maioria das pessoas confia apenas na memória “inconsciente”, não fazendo nada intencionalmente para memorizar coisas novas — apenas esperando que se lembrem delas quase que como mágica.
Contudo, o processo de memorização funciona com 3 Rs específicos, que são eles: Registro, Retenção e Recuperação. Logo, para memorizar de maneira supereficiente, é preciso intensificar os 3 Rs, mais o consciente, construindo conexões e usando algumas técnicas de memória das quais vamos te contar agora.
Método 1: Dividir o texto em pedaços
Depois de ler o texto que está tentando memorizar algumas vezes, padrões vão começar a surgir. Utilize esses padrões ou temas no texto para dividi-lo em unidades menores. Suas unidades não necessariamente corresponderão a parágrafos inteiros ou frases inteiras.
Ao contrário disso, cada unidade menor deve discutir uma única ideia. Dica: Procure frases que você conhece e que não precisa se esforçar tanto assim para memorizar.
Pratique cada parte separadamente
Agora que você encontrou pedaços, comece com o primeiro e repita até que se sinta confortável com ele e consequentemente consiga recitá-lo sem olhar para o texto. Então vá para o seu segundo pedaço e repita o mesmo processo.
Dica: Familiarize-se com cada um dos pedações individualmente antes de tentar combiná-los.
Combine o primeiro pedaço com o seguro
Depois de entender os pedaços, chegou uma hora muito importante: de juntá-los, de modo que você consiga memorizar todo o texto. Comece com o primeiro texto e tente recitá-lo só com sua memória. Contudo, dessa vez, em vez de parar no primeiro pedaço, já comece o segundo.
Repita o procedimento até memorizar todo o texto
Após conseguir combinar o primeiro e segundo pedaço, passe para o terceiro pedaço e pratique os três juntos. Essa técnica reforma sua memória dos pedaços anteriores também. Continue adicionando pedaços até chegar ao final do texto.
Dica: Durante o processo, se atente em transições que você pode utilizar como gatilho para combinar os pedaços.
Outros métodos de memorização
Se você não achou que a técnica anterior funciona bem para você, apesar de ser algo realmente funcional, existem outros métodos de memorização que você pode tentar. A seguir vamos te contar alguns deles.
Memorize a primeira letra de cada palavra do texto para criar um atalho.
Memorizar algo tem uma questão profunda ligada com a sua capacidade de recortar a informação, tal como em gravá-la na sua memória. Para exercitar a capacidade de lembrar, crie uma nova página com apenas a primeira letra de cada palavra do texto.
Transforme palavras em música
A melodia e o ritmo da música, quando ligados ao texto que você precisa decorrer, facilitam sua memorização. Utilize alguma melodia que seja familiar, ou mesmo uma música favorita para você encaixar o texto.
Não importa se os versos rimam ou não, afinal de contas, muito provavelmente não vão rimar, a ideia aqui é que você consiga fazer funcionar da mesma maneira que uma música.
Conecte imagens ao texto
Existe uma técnica onde você pode conectar imagens ao texto, que funciona muito bem para quem gosta de aprender visualmente. Nesse caso, essa técnica pode funcionar para você.
Aqui, tente criar uma imagem para cada uma das palavras centrais do seu texto. Seu cérebro então tende a ser capaz de preencher artigos e outras palavras pequenas de maneira automática.
Caso goste de emoji, você pode tentar “traduzir” o texto para um emoji. Com essas imagens, que já devem ser familiares para você, fará com que você tenha muito mais facilidade para lembrar o texto.
Comentários estão fechados.