Se existe um assunto que é cercado de muito medo, especulação e até mesmo de previsões, é o fim do mundo. Existem inúmeras previsões, especulações e boatos de como a vida na Terra vai acabar.
Inevitavelmente, em algum momento a Terra vai acabar, e tudo que estiver habitando nosso planeta também. Isso porque, de acordo com os cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, existe um cálculo que pode ser considerado o ano “final” da Terra.
Com a ajuda de supercomputadores, os pesquisadores conseguiram chegar ao número 1.000.002.021, como sendo o ano em que nosso planeta Terra terá seu último dia. Essa simulação mostrou que o principal causador da destruição do nosso planeta será o Sol.
No entanto, embora faltem muitos milhões de anos para a Terra acabar. Algumas religiões possuem algumas previsões de como a vida no planeta Terra vai acabar, especialmente porque isso estará diretamente ligado as ações dos homens.
A seguir, vamos conferir como será o fim da vida dos humanos no planeta Terra de acordo com diferentes religiões ao redor do mundo.
Cristianismo

De acordo com a tradição cristã, em especial o que é dito em Apocalipse de João, o mundo vai passar por muitas guerras, catástrofes naturais, fome e perseguição. O Anticristo governará por um período que seguirá à batalha final em Armagedom.
Diante de todo caos ao qual a terra será submetida, Cristo vai retornar para derrotar o mal. Haverá então a ressurreição dos mortos e o juízo final, onde cada pessoa será julgada pelos seus atos.
Para muitos estudiosos, o mundo será destruído, mas para outros, o mundo será reconstruído e renovado, dando início ao que é chamado de “um novo céu e nova terra”.
Judaísmo

Para os judeus, quando o mundo acabar, os exilados judeus se reunirão em Israel, os mortos então serão ressuscitados e toda a humanidade passará a viver em um mundo redimido.
Na verdade, no judaísmo, não existe uma visão única de fim dos tempos. Podemos dizer que se acredita na vinda do Messias (Mashiach), que será o responsável por trazer a paz e restaurar Israel.
Candomblé e Umbanda

Para as religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e Umbanda, não existe uma doutrina exata sobre o que será o fim do mundo. Na verdade, o que existe é uma visão de que tudo faz parte de ciclos cósmicos.
Assim, o mundo pode passar por muitas transformações, mas o âmago dessa questão está mais atrelado na harmonia entre os orixás, a natureza e os homens, do que exatamente em uma destruição total da vida na Terra.
Hinduísmo

No hinduísmo, não existe uma profecia de como o mundo vai acabar no pensamento hindu. A maioria dos hindus acredita que o universo passa por uma sequência de eras cíclicas.
Em outras palavras, no hinduísmo, o tempo é cíclico, dividido em quatro eras chamadas Yugas, onde o mundo será destruído e purificado quando o deus Vishnu encarnará como Kalki, o último avatar, onde, após a destruição, um novo ciclo de criação começará.
Budismo

O budismo tem algo semelhante ao hinduísmo, onde os budistas vêem o tempo como algo cíclico, onde o mundo não termina de uma vez, mas sim, passa por diferentes fases de surgimento e desaparecimento.
Para os budistas, após a degeneração completa da sociedade humana, onde os ensinamentos de Buda se perdem e o mundo entra em caos, o planeta Terra entrará em uma nova era, na qual o próximo Buda aparecerá restaurando o Dharma (a lei espiritual).
Islã

Segundo o livro sagrado muçulmano, o Alcorão, Deus julgará a humanidade pela aniquilação de toda a vida, a ressurreição e o julgamento. Assim, o fim dos tempos será um período marcado por uma nova era em que o bem triunfará sobre o mal.
Mormonismo

Os mórmons, que são aqueles que seguem a Bíblia e o Livro de Mórmon, acreditam que Jesus Cristo retornará um dia ao planeta Terra no Missouri, e os crentes serão designados para um dos três reinos celestes.
Comentários estão fechados.