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Como obter a carteira de trabalho digital?

Já é possível utilizar a carteira de trabalho digital desde 2017, no entanto, foi em 2019 que o documento digital passou a substituir o documento de papel físico e ter a mesma validade. 

O documento digital ajuda nas informações da vida laboral dos trabalhadores brasileiros, tanto para empregado quanto para empregador. 

Segundo informações do Governo, atualmente mais de 303 milhões de brasileiros já tem acesso a Carteira de Trabalho e Previdência Social digital, o número de novos usuários e acessos cresceu bastante devido a pandemia da covid-19.

Mesmo com o aumento no número de acessos e download muitos brasileiros ainda não sabem como funciona a sua CTPS digital e é isso que vamos explicar neste artigo. 

Como ter acesso a carteira de trabalho digital? 

Primeiramente, qualquer pessoa que esteja inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pode ter acesso a sua CTPS digital. É possível obter das seguintes maneira: 

Carteira de trabalho Digital pelo Smartphone: é possível acessar sua carteira de trabalho digital utilizando seu smartphone, basta baixar no app store do seu celular tanto em Android quanto em iOS. Utilizando a versão mobile é possível receber notificações sobre movimentações no seu contrato de trabalho. 

Carteira de trabalho Digital pelo computador: também é possível acessar sua carteira de trabalho digital utilizando um computador da seguinte forma:

  • Acesse o portal gov.br 
  • Buscar a opção Carteira de Trabalho digital, 
  • Clique em solicitar 
  • Vá até a opção Quero me Cadastrar 
  • Preencha seus dados conforme o passo a passo
  • Caso possua cadastro volte para a tela da senha de acesso
  • Clique no botão Já tenho Cadastro
  • Siga as orientações.
  • Pronto. Você já está na Área do Trabalhador. Clique agora no ícone Carteira de Trabalho Digital.

É possível consultar diversas funcionalidades na CTPS Digital para verificar seu histórico profissional. 

Mesmo com CTPS Digital ainda necessito usar a física? 

A carteira de trabalho física não é mais emitida desde setembro de 2019, por isso não é necessário emitir caso você não possua uma.

A partir da data as anotações relacionadas a vida laboral do trabalhador são registradas de maneira digital e é possível consultar pela internet. 

Se você já tem a carteira de trabalho física o ideal é guardá-la, pois a mesma continua sendo um documento que pode ser utilizado para comprovação de tempo de trabalhos anteriores. 

Saiba que a carteira de trabalho digital também contém os dados e registros de contratos de trabalho mais antigos, mesmo assim é importante conservar o documento original caso o possua. 

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