Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Como saber se a placa do meu carro foi clonada?

Descubra como saber se a placa do seu veículo foi clonada e o que fazer

Se existe uma fraude difícil de descobrir acontece quando a placa do seu carro foi clonada. Quando o proprietário fica ciente de que foi vítima de crime, ele terá muita dor de cabeça para resolver essa questão. Mas aí fica uma dúvida que paira sobre todos, como saber se a placa foi clonada?

Inicialmente podemos dizer que o motorista só passa a desconfiar e descobrir que a placa do seu carro foi clonada após receber uma ou mais multas de trânsito que de fato não reconhece, e que principalmente foram registradas em outros estados.

Placa clonada e carro dublê

Quando um veículo possui sua placa clonada, normalmente esse veículo é chamado de carro dublê, afinal, o objetivo desse carro é ser exatamente igual ao seu, para que possa andar disfarçado e sem riscos de ser pego.

Dessa maneira, normalmente os criminosos acabam escolhendo como dublê, automóveis do mesmo ano, mesmo modelo e cor original, de modo a dificultar ainda mais a identificação do crime.

Vale lembrar que apesar dos veículos dublês serem aqueles que normalmente se utilizam de placas clonadas, existem também outras possibilidades de fraude de cadastro de veículos, como:

  • Falsificação da documentação;
  • Alteração de chassi;
  • Alteração nos caracteres de identificação do motor.

Leia também: Novas leis de trânsito entram em vigor e pegam motoristas de surpresa

Como saber se meu carro foi clonado?

Infelizmente é muito difícil descobrir se o seu veículo foi clonado, você só conseguirá descobrir essa questão caso chegue alguma multa que você não conheça, e que muito provavelmente aconteceu em um local ou hora que você desconhece.

Segundo informado pelo delegado titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), João Paulo Pisto, ao suspeitar que o seu veículo foi clonado ou é o próprio veículo clonado, você deve ir imediatamente à delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

“Após o registro, a recomendação é que a vítima vá ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para fazer abertura de defesa para que o carro seja vistoriado para ser comprovada a originalidade”, orienta o delegado.

Caso você tenha adquirido um carro clonado, caberá uma ação judicial para determinar a troca do veículo, podendo ainda requerer uma indenização por danos morais e matérias contra o vendedor, caso o mesmo tenha agido na má-fé.

Vale lembrar também que no site do Detran do seu estado, é possível consultar e verificar informações quanto a possíveis restrições, impedimentos e demais informações relacionadas ao seu veículo.

Minha placa foi clonada, posso trocar?

Segundo informado pelo Detran, existe a possibilidade de troca da placa por outra, entretanto, essa atitude somente pode ocorrer através de ação judicial, conforme a legislação vigente.

Outro ponto esclarecido pelo órgão é que os casos de clonagem de placas confirmadas pela fiscalização são, na maioria dos casos, de placas no padrão pré-Mercosul (cinzas).

Logo, caso ocorra indício de que a placa foi clonada, uma medida que poderá ajudar você no questionamento das multas e atuação da fiscalização é quanto a substituição da placa pré-Mercosul para uma no padrão atual.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.