Como se sair bem na entrevista de emprego?
Uma entrevista de emprego pode deixar qualquer um nervoso. Ficamos imaginando todos os tipos de perguntas poderão ser feitas. Não sabemos como nos comportar diante do entrevistador. Com o final do ano já batendo na porta, várias ofertas de emprego aparecem e para conseguir uma vaga é preciso passar pela avaliação de um recrutador
Uma entrevista de emprego pode deixar qualquer um nervoso. Ficamos imaginando todos os tipos de perguntas poderão ser feitas. Não sabemos como nos comportar diante do entrevistador. Com o final do ano já batendo na porta, várias ofertas de emprego aparecem e para conseguir uma vaga é preciso passar pela avaliação de um recrutador.
Alguns especialistas dizem que o primeiro passo é reservar um tempo para pensar nas perguntas mais comuns que podem ser feitas neste momento e nas suas respostas também. Pensar no que dizer pode ajudar a eliminar muito do estresse antes do grande dia.
Você fica sabendo que uma empresa está oferecendo uma oportunidade de trabalho. É uma vaga que você se identificou muito. Os testes iniciais são realizados, mas as próximas etapas são uma entrevista com o RH e outra com o gestor da área.
Se você quer conseguir a vaga de emprego, precisa primeiro pesquisar sobre o atual momento da empresa. As organizações dão preferência em contratar pessoas com valores semelhantes aos seus e que saibam por que a empresa existe e seu momento atual.
Pesquisar a empresa
Você deve realizar uma pesquisa para conhecer melhor a empresa que pretende trabalhar. Faça uma pesquisa no Google para conhecer a saúde financeira da empresa. Isso pode ser muito útil para descobrir qual é a sua posição no mercado.
Cultura – Consulte as redes sociais da empresa e verifique as avaliações do Google em comentários dos atuais e antigos colaboradores.
Concorrentes – Descubra quem são os principais concorrentes da empresa e busque sites de organizações do mesmo setor.
Equipe executiva – Navegue pelo site da empresa para pesquisar a hierarquia da organização e descobrir quem são seus executivos.
Como se comportar diante do recrutador?
A pessoa que já passou por uma entrevista de emprego, sabe que uma das perguntas que podem ser feitas é “Qual é a sua maior qualidade?”. Se perguntar pode ser uma maneira de você poder destacar o que te torna único.
Para que você não se atrapalhe, se a pergunta surgir, escolha uma ou algumas qualidades específicas que sejam relevantes para essa posição e coloque-as como exemplos.
Lembre-se que a primeira impressão é a que fica! Por isso, alguns entrevistadores têm o hábito de pedir ao candidato que deseja a vaga, falar um pouco melhor de si.
Neste caso, você pode falar do seu status civil, com quem mora, o que gosta de fazer, se tem filhos… Em seguida, você deve falar da sua vida profissional em ordem cronológica. Um bom conselho, nunca minta, sempre fale a verdade.
Como ter a atenção do entrevistador
O entrevistador vai prestar atenção no candidato, se notar, que ele tem vontade de trabalhar e tenha firmeza no que está falando.
Se tem uma coisa que todo mundo gosta e admira é educação e cordialidade. No dia da sua entrevista, seja educado(a) e cumprimente todos que encontrar. Seja educado com o entrevistador e também com as outras pessoas. Sorria, faça contato visual e tenha um aperto de mão firme.
Seja pontual
Você não vai conseguir a vaga, se chegar atrasado para uma entrevista de emprego. O recrutador vê em você um ponto negativo.
A melhor decisão é chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência. Isso também lhe dará tempo para observar o ambiente do escritório e garantir que todos os seus documentos estejam prontos e organizados.
Leia também | 9 maneiras de ganhar R$ 2 mil de renda extra até o natal
Linguagem corporal
Pense muito na linguagem corporal. Se ela for pobre vai ser muito ruim, especialmente quando se trata de entrevistas. Por isso, evite maus hábitos, como se curvar, se mexer e mascar chiclete, fumar antes da entrevista, ficar olhando para outros pontos que causam desatenção.
Você deve ter uma abertura, boa postura, ouvir ativamente, acenar com a cabeça e fazer contato visual. Muitos estudos também indicam que inclinar-se ligeiramente para a frente ajuda a demonstrar mais interesse; e manter os braços descruzados ajuda a parecer acessível.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.