Como se tornar astronauta? Saiba o que é preciso!
Muitos brasileiros possuem dúvidas sobre como se tornar um astronauta, o processo pode ser difícil e demorado.
Conhecer o espaço sideral é o sonho de infância de muitas pessoas, mas diversos brasileiros possuem dúvidas sobre como se tornar um astronauta, o processo pode ser demorado e difícil e exige muita qualificação.
Após passarem em todas as etapas, os astronautas precisam se preparar física e mentalmente para as viagens espaciais, que podem demorar muito tempo, bem mais do que se vê na ficção científica.
Um dos principais requisitos para poder trabalhar realizando viagens para o espaço é o estudo, geralmente é exigido dos candidatos a graduação e cursos de mestrado, reconhecidos em instituições credenciadas.
Como se tornar um astronauta?
Segundo a NASA, para se tornar um astronauta é preciso preencher os seguintes requisitos:
- Cidadania: Seja um cidadão dos EUA (é permitido para pessoas com dupla cidadania, se uma for americana)
- Ter um mestrado em uma área STEM, incluindo engenharia, ciências biológicas, ciências físicas, ciência da computação ou matemática, de uma instituição de ensino credenciada.
- Experiência: no mínimo três anos de experiência profissional relacionada obtida após a conclusão do curso (ou 1.000 horas de piloto em comando, com pelo menos 850 dessas horas em aeronaves a jato de alto desempenho para pilotos). Para médicos, o tempo de residência pode contar para a experiência.
- Físico: Conseguir concluir com sucesso o exame físico de astronauta de voo de longa duração da NASA.
- Liderança e trabalho em equipe: os candidatos a astronautas também devem ter habilidades de liderança, trabalho em equipe e comunicação.
Leia também | 10 filmes para quem ama viagens espaciais
Outros requisitos
Confira abaixo alguns outros requisitos para se tornar astronauta, segundo a Universidade Federal de Minas (UFMG):
“O peso exigido costuma variar entre 50 kg e 90 kg e a altura entre 1,59 m e 1,90 m. Testes médicos são feitos para verificar a pressão arterial, a visão e outros fatores. É sempre importante cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos, tanto para manter a saúde como para ter resistência para executar todas as atividades que o trabalho exigirá. Também é importante estar psicologicamente preparado para suportar todas as pressões que sofrerá caso vá mesmo para o espaço, além de saber se comunicar bem em público”.
Leia também | Astronautas presos no espaço: Entenda os riscos que eles estão correndo!
É possível no Brasil?
Segundo o artigo da UFMG, o Brasil não tem grandes investimentos nesta área e não envia astronautas para o espaço. Entretanto, a Agência Espacial Brasileira já fez uma parceria no passado com agências internacionais para enviar um brasileiro para o espaço.
Em 2006, Marcos Pontes, foi o primeiro brasileiro a ir para o espaço, ele foi à Estação Espacial Internacional para realizar experimentos em ambiente de microgravidade, a viagem durou dez dias.
Um brasileiro pode também buscar oportunidades em agências de outros países, se cumprir os requisitos.
Comentários estão fechados.