O vínculo afetivo entre os pais de pet e seus adoráveis companheiros de quatro patas tem sido amplamente valorizado, refletido no crescimento de espaços pet-friendly, como shoppings, cafeterias e restaurantes.
A crescente tendência de levar cães e gatos para passeios tem levantado dúvidas sobre como transportá-los de maneira segura durante viagens de carro.
Este artigo explora a legislação de trânsito relacionada ao transporte de animais, oferece orientações sobre como garantir a segurança dos pets e compartilha dicas para tornar essas aventuras automobilísticas ainda mais divertidas.
Leia +: 10 raças de cachorro mais caras do mundo
Você pode transportar seu gatinho ou cachorro no carro, no entanto, enquanto o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não apresenta regulamentações específicas sobre o transporte de cães e gatos em veículos, algumas infrações relacionadas ao tema estão passíveis de multas e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH):
Levar seu pet no colo ou à janela: se você estiver dirigindo com seu pet no colo ou do lado esquerdo, próximo à janela, estará cometendo uma infração média. Isso pode resultar em uma multa de aproximadamente R$ 130 e a perda de 4 pontos na sua carteira de motorista.
Transporte externo do pet: conforme o artigo 235 do CTB, é proibido transportar animais no teto, capô ou com a cabeça para fora da janela do veículo. Essa infração é considerada grave e pode resultar em uma multa de R$ 195,23, além da perda de 5 pontos na sua CNH.
Prioridade à segurança: o artigo 169 ressalta a importância de dirigir com atenção e tomar os cuidados necessários para garantir a segurança. Isso significa que seus animais de estimação não devem atrapalhar sua condução ou desviar sua atenção. Portanto, é aconselhável manter os pets presos e em uma posição segura durante a viagem.
Leia +: Cães e gatos terão que ter “RG” a partir de agora
Assegurar o conforto e a segurança dos animais durante passeios de carro requer a adoção de medidas apropriadas. Algumas abordagens recomendadas incluem:
Esses acessórios são ideais para acomodar individualmente os pets, proporcionando segurança ao conectá-los ao cinto de segurança do veículo, prevenindo quedas para o chão do carro.
Uma alternativa segura é o uso de caixas de transporte, desde que corretamente fixadas no banco e com a porta devidamente trancada para evitar que os animais escapem.
Indicadas para animais pequenos, as cestinhas são fixadas ao encosto de cabeça do banco traseiro e utilizam o cinto de segurança para garantir o conforto e a segurança dos pets.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…