Como usar o saldo do seu FGTS para viajar de avião
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dinheiro que garanta poupança para os trabalhadores brasileiros. Ele faz parte dos benefícios garantidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e pode ser sacado em algumas circunstâncias. Mas as suas modalidades de saque vêm sendo flexibilizadas nos últimos anos.
Recentemente, muitos brasileiros se surpreenderam com a possibilidade de utilizar parte do dinheiro do FGTS a fim de realizar aquela viagem turística tão sonhada. Isso porque uma nova parceria promete facilitar a compra de passagens aéreas com esse benefício.
Vale lembrar, por outro lado, que o FGTS pode ser sacado integralmente em casos de demissão do trabalhador sem justa causa, além de outras situações. Calamidades públicas e doenças graves entram nas modalidades de saque, além do famoso saque-aniversário, o qual paga uma quantia anualmente aos trabalhadores.
Como conseguir passagem aérea utilizando o seu FGTS
O banco digital Digio e a empresa aérea Azul lançaram um programa que permite o pagamento de passagens de avião com o saldo do FGTS. O objetivo é facilitar a vida do consumidor e aquecer o mercado turístico brasileiro.
Mas não é preciso se preocupar, pois o pagamento das passagens funciona de modo bem parecido com o que acontece no caso do saque-aniversário. Ou seja, seria como se o cidadão antecipasse o saque ao qual já teria direito e utilizasse o valor para pagar o embargue na aeronave.
Para isso, é necessário que a pessoa tenha conta no banco digital mencionado e tenha também autorizado o saque-aniversário dentro do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS.
Veja isso também:
- Saiba como consultar o seu saldo do FGTS
- INSS: notícia sobre corte de 800 mil benefícios é falsa!
- Alô, Bolsa Família: como usar o WhatsApp e conversar com o governo
Passo a passo para comprar a passagem com o dinheiro do Fundo
A primeira coisa a ser feita, mas não a único, é abrir o app do FGTS e confirmar a adesão na modalidade saque-aniversário.
Importante lembrar que ao aderir a esse modelo, o trabalhador deixará de participar do saque-rescisão. Isso significa que se for demitido, não poderá sacar o valor integral do Fundo de Garantia. Mas ele pode retornar ao modelo anterior depois de 24 meses, sem problemas.
Na sequência, é necessário que a pessoa permita o acesso ao FGTS por parte do Banco Digio. Tudo isso é feito dentro do mesmo aplicativo, gerido pela Caixa Econômica Federal.
Feito isso, o processo continua no portal da empresa Azul, onde o consumidor escolherá a passagem que deseja comprar. Na hora de finalizar a compra é só escolher o método de pagamento como FGTS.
Por fim, aguarde o pedido ser confirmado e finalizado e tudo estará feito.
Quem pode usar o FGTS na compra de passagens de avião?
Atenção a alguns detalhes para realizar todo o procedimento de forma correta:
1 – Não compre as passagens entre 23h e 23h59;
2 – Não vale para compra de passagens internacionais;
3 – O FGTS não vale para antecipar reservas;
4 – O CPF precisa estar regular e válido;
5 – O valor deve ser maior do que R$ 400,00;
6 – O comprador tem que ser maior de 16 anos;
7 – A opção Hold de Tarifa não é válida para compras utilizando o FGTS.
Comentários estão fechados.