Chamadas

Conheça 10 novelas brasileiras que fizeram sucesso em Portugal

O amor dos portugueses pelas novelas brasileiras começou na década de 70. Eles ficaram encantados com a história de Gabriela, Cravo e Canela, estrelada por Sônia Braga e Armando Bógus. A trama conquistou o país que parava para assistir a produção da Globo.

Logo os portugueses se acostumaram a assistir às novelas produzidas no Brasil pela TV Globo. No texto a seguir, selecionamos 10 novelas brasileiras que foram verdadeiros sucessos em Portugal.

Gabriela (1975)

Gabriela / Imagem de Divulgação/ Globo

Como já citamos no texto, Gabriela foi a primeira novela brasileira exibida em Portugal na década de 70. A história é uma adaptação do romance de Jorge Amado, “Gabriela, Cravo e Canela”. 

No elenco estão nomes como de Sônia Braga, Armando Bógus, José Wilker, Nívea Maria, Fúlvio Stefanini, Dina Sfat, Elizabeth Savalla, Marcos Paulo, Eloísa Mafalda e Paulo Gracindo nos papéis principais.

A história se passa na cidade de Ilhéus, na Bahia, e segue a vida de Gabriela, interpretada por Sônia Braga, uma jovem ingênua e de espírito livre que desperta o desejo dos homens da cidade. 

Roque Santeiro (1987)

Roque Santeiro / Imagem Reprodução/Globo

“Roque Santeiro”, novela de Dias Gomes, conquistou Portugal com a história do personagem que dá nome à novela e também de Sinhozinho Malta (Lima Duarte) e Viúva Porcina (Regina Duarte). A trama foi exibida em Portugal em 1987.

A trama se passa na fictícia cidade de Asa Branca e gira em torno de Roque Santeiro (José Wilker), que é considerado um santo pela população local após supostamente ter morrido defendendo a cidade. No entanto, Roque retorna, vivo, e ameaça desmascarar a farsa que fez a cidade prosperar.

Rei do Gado (1996)

Rei do Gado / Imagem de Divulgação Globoplay

O “Rei do Gado” fez muito sucesso em Portugal. As pessoas paravam o que estavam fazendo para assistir a história que conta o romance entre o latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e a boia-fria Luana Berdinazzi (Patricia Pillar). Ambos são descendentes de duas famílias rivais de imigrantes italianos, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café. 

Terra Nostra (1999)

Terra Nostra / Imagem Divulgação/TV Globo

“Terra Nostra” gira em torno do romance entre os jovens italianos Matteo e Giuliana. A trama aborda também a imigração italiana e sua importância na formação da sociedade brasileira.

Dois meses após estrear no Brasil, “Terra Nostra” chegava a Portugal através da emissora SIC, conquistando uma grande audiência.

Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), dois jovens imigrantes italianos que se conhecem durante a viagem para o Brasil e se apaixonam. A novela é conhecida por seus cenários deslumbrantes e pela representação detalhada da vida nas fazendas de café do interior de São Paulo.

Laços de Família (2000)

Laços de Família / Imagem Divulgação/TV Globo

“Laços de Família” é lembrada até hoje por uma das cenas mais marcantes quando Camila (Carolina Dieckmann) raspou a cabeça ao descobrir que tinha leucemia. A trama foi escrita por Manoel Carlos. Colaboraram o autor, Fausto Galvão, Maria Carolina, Vinícius Vianna e Flávia Lins e Silva. Foi dirigida por Moacyr Góes e Leandro Neri. 

Helena (Vera Fischer) é uma empresária bem-sucedida, que se envolve em um acidente de trânsito com Edu (Reynaldo Gianecchini), médico recém-formado. Eles acabam se apaixonando e começam um namoro. Mas Alma Flora (Marieta Severo), a tia de Edu, uma mulher rica e muito fina, porém, amarga e dominadora, que o criou como um filho após a morte dos pais deste, é contra o relacionamento.

Chocolate com Pimenta (2003)

Chocolate com Pimenta / Imagem JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

“Chocolate com Pimenta” é um grande sucesso de Walcyr Carrasco. É uma comédia romântica, inspirada na opereta “A Viúva Alegre”, de Franz Lehár. Na trama, Ana Francisca (Mariana Ximenes)  é uma menina humilde, romântica e ingênua que desperta interesse em Danilo (Murilo Benício) na pequena cidade de Ventura, famosa por seus chocolates e bolos artesanais.

A trama foi transmitida em Portugal originalmente pela SIC em 2004, revelando-se um sucesso de audiência. Em 2021, a trama foi exibida novamente no canal Globo.

Alma Gêmea (2005)

Alma Gêmea / Imagem de Divulgação

“Alma Gêmea” é o maior sucesso do autor de novelas Walcyr Carrasco. A história gira em torno do amor eterno de um homem e uma mulher tragicamente separados e que, cerca de 20 anos depois, voltam a se encontrar quando ela reencarna em um novo corpo. 

“Alma Gêmea” estreou na emissora portuguesa SIC há cerca de um mês após a estreia na TV Globo.

A novela segue o amor eterno entre Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro), que são tragicamente separados e se reencontram anos depois, quando Luna reencarna como Serena (Priscila Fantin).

Avenida Brasil (2012)

Avenida Brasil / Imagem Globo/Estevam Avellar

João Emanuel Carneiro é o responsável pelo grande sucesso de “Avenida Brasil”. A novela conquistou o público do mundo inteiro, se tornando fenômeno. A trama foi líder de audiência em Portugal. 

A trama gira em torno de Rita (Débora Falabella), que busca vingança contra sua madrasta Carminha (Adriana Esteves) após ser abandonada em um lixão.

Amor à Vida (2013)

Amor à Vida / Imagem ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

“Amor à Vida” gira em torno da família Khoury, que vive entre segredos e conflitos, especialmente na relação conturbada entre os irmãos Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira).

Na trama, anos após ter sua filha roubada, Paloma fica frente a frente com o homem acusado do crime. A médica, porém, nem desconfia que o irmão, o invejoso Félix, é o verdadeiro culpado.

Leia também | 10 doramas românticos sobre o amor verdadeiro

Êta Mundo Bom (2016)

Êta Mundo Bom / Imagem de Divulgação Artur Meninea/ Globo

Walcyr Carrasco coleciona vários sucessos na dramaturgia. Um deles é a novela “Êta Mundo Bom”. Além de conquistar o Brasil, a trama chegou a ser uma das novelas mais vistas em Portugal.

Candinho, interpretado por Sérgio Guizé, enfrenta diversas dificuldades e aventuras ao lado de seu inseparável burro Policarpo. Candinho é um jovem empregado de uma instância rural que é demitido por se envolver com a filha mais jovem da família, Filomena (Débora Nascimento). 

Ele deixa seus pais adotivos para trás e segue para a capital, em busca de sua mãe biológica, Anastácia (Eliane Giardini). O destino insiste em pregar peças, mas com seu jeito otimista de ser, o caipira encara o dia a dia com humildade, generosidade e bom humor.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

As 10 raças de cães mais populares do Brasil em 2025

Existe uma quantidade absurda de raças de cães, algumas mais populares, outras mais peculiares, mas…

19 horas atrás

5 doramas perfeitos de 2025 que vão te emocionar do início ao fim

Em 2025 tivemos vários lançamentos de doramas, k-dramas e c-dramas, mas alguns deles ganharam destaque…

4 semanas atrás

4 países com mais chances de entrar em guerra após Israel e Irã

Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…

2 meses atrás

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

3 meses atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

4 meses atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

4 meses atrás