Você talvez esteja sonhando em viajar e chegar logo no país que escolheu para passar as férias. Se você é daqueles que gostam de dirigir em países estrangeiros, tem que aprender certas regras, isso porque algumas cidades internacionais não permitem que pessoas dirijam.
Algumas cidades tomaram medidas drásticas para limitar ou mesmo proibir o uso de carros e elas tem seus motivos. No texto a seguir, falaremos de cinco cidades ao redor do mundo que adotaram políticas inovadoras para um futuro mais verde e saudável. Descubra como essas localidades estão liderando a mudança e proporcionando uma nova experiência de vida urbana.
Conhecida como a “Cidade dos Canais”, Veneza é famosa por seus canais em vez de ruas. O trânsito por carro não é possível, sendo que o transporte se dá por gôndolas, táxis aquáticos e vaporetto.
Veneza, a capital da região de Vêneto, no norte da Itália, é formada por mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático. A cidade não tem estradas, apenas canais (como a via Grand Canal), repletos de palácios góticos e renascentistas.
Giethoorn, conhecida como a “Veneza do Norte” ou “Veneza dos Países Baixos”, é uma das cidades nos Países Baixos onde a circulação de carros foi proíbida. Ela tornou-se famosa, especialmente depois de 1958, quando o cineasta holandês Bert Haanstra fez a comédia Fanfare lá.
Por causa disso, Giethoorn é uma atração turística conhecida internacionalmente. Na parte velha da vila, não há ruas e sim vias para uso de bicicletas, e todo o transporte é feito sobre a água dos vários canais da cidade.
Na Mackinac Island, Michigan, é proibido o uso de veículos motorizados. Os visitantes se locomovem de bicicletas, a pé ou de carruagens puxadas por cavalos.
A Ilha Mackinac é uma ilha e área de resort, cobrindo 4,35 milhas quadradas de área terrestre, no estado americano de Michigan. O nome da ilha em Odawa é Michilimackinac e “Mitchimakinak” em Ojibwemowin, que significa “Grande Tartaruga”.
Madrid está implementando uma proibição de carros em algumas regiões do centro da cidade, com o objetivo de tornar o ambiente mais limpo e seguro para pedestres.
Desde 1 de janeiro de 2024, não é possível dirigir carros sem etiqueta ambiental em Madrid. O protocolo antipoluição Madrid 360 estabelece zonas de baixas emissões (ZBE) para melhorar a qualidade do ar na cidade.
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A capital norueguesa está à frente em termos de mobilidade urbana sustentável. A cidade tem como objetivo banir completamente os carros do centro até 2030, substituindo-os por transporte público, bicicletas e pedestres.
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