Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Conheça a Síndrome do Ninho Vazio e como tratar

Na maioria das vezes, essa síndrome atinge mais as mulheres, já que elas se dedicam o tempo todo aos filhos e à sua formação

A síndrome do ninho vazio é um fenômeno emocional que ocorre quando os filhos saem de casa para viver de forma independente, deixando os pais com sentimentos de tristeza, solidão e desvalia. É  caracterizada por um sofrimento excessivo associado à perda do papel de cuidador que os pais desempenhavam quando os filhos viviam em casa. 

Na maioria das vezes, essa síndrome atinge mais as mulheres, já que elas se dedicam o tempo todo aos filhos e à sua formação. Quando os filhos resolvem sair de casa para viver a sua própria vida, as mães começam a sentir um vazio que muitas vezes não é fácil de controlar e atinge proporções que causam problemas psicológicos, desestabilizando o emocional da pessoa.

Isso acontece quando os filhos saem para estudar fora, casam e decidem viver sozinhos. Para quem se dedicou exclusivamente à criação dos filhos, essa transição pode ser especialmente desafiadora.

Sintomas da Síndrome do Ninho Vazio

Os sintomas dessa síndrome podem variar, mas incluem:

  • depressão;
  • vício em jogo;
  • vício em álcool;
  • transtornos de impulsividade;
  • cansaço excessivo;
  • dores musculares extremas.

Como Lidar com a Síndrome do Ninho Vazio

Para enfrentar essa fase de transição, é preciso demonstrar interesse e leveza ao lidar com a saída dos filhos. Conversar abertamente sobre os sentimentos pode facilitar a aceitação.

A saída dos filhos de casa não significa que não poderá haver contatos. Os pais podem continuar próximos dos filhos por meio de visitas, telefonemas ou passeios juntos.

No entanto, se o sentimento de tristeza e sofrimento persistirem, é preciso buscar apoio de familiares, amigos ou terapeutas. A terapia em grupo também pode ajudar.

Uma outra alternativa é praticar atividade, investindo em hobbies e aproveitar o tempo a sós ou em casal. Isso pode ajudar a enfrentar essa fase.

Leia também | ‘Cliente tem sempre razão’: 6 mitos que enganam os consumidores

Tratamento

A psicoterapia é uma das alternativas de tratamento. É uma maneira  eficaz de lidar com os sentimentos de tristeza, perda e solidão que podem surgir quando os filhos saem de casa. Neste caso, a terapia pode ajudar quem está sofrendo com a síndrome do ninho vazio, a processar suas emoções, desenvolver novas rotinas e encontrar significado em suas vidas após a saída dos filhos.

Cada pessoa lida de forma diferente com essa transição, e o apoio emocional é fundamental. A síndrome do ninho vazio pode ser uma oportunidade para redescobrir a própria identidade e investir em projetos pessoais.

Comentários estão fechados.