Conheça as 10 empresas mais antigas do Brasil que ainda existem
Algumas empresas brasileiras existem a mais de um século e não somente existem, como seguem a todo vapor no mercado
Você já se perguntou quais são as empresas mais antigas do Brasil que ainda existem? Apesar do nosso país, ser um país relativamente novo, principalmente quando comprado a grandes potenciais do mundo, e diversos outros países europeus, ainda, sim, temos empresas centenárias que estão operando a toda força.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) e outras fontes confiáveis, a média de duração de uma empresa no Brasil, é de apenas 4 a 5 anos. Agora, no meio desse curto espaço de tempo que uma empresa vive no nosso país, pensar que algumas delas possuem mais de 100 anos é realmente incrível.
Apesar da taxa de duração das empresas brasileiras serem baixas, vamos te mostrar algumas das empresas que tem mais de um século de história, e que podem te motivar a continuar acreditando no seu negócio, afinal, se existem empresas que fecham cedo, existem outras que podem durar muitos anos, até mesmo mais de um século.
Leia também | Conheça as 20 maiores e mais valiosas empresas do Brasil
Empresas mais antigas do Brasil
Para listar as empresas mais antigas do Brasil em funcionamento, vamos abordar tanto empresas privadas, como estatais, instituições financeiras entre outras. O objetivo é mostrar as 10 empresas mais antigas existentes no Brasil que ainda estão em funcionamento. Confira!
1. Casa da moeda do Brasil
Fundação: 8 de março de 1694
Sob ordem do governo português, ainda na época do Brasil Colônia, a Casa da Moeda do Brasil foi oficialmente fundada no ano de 1694. A estatal, que completa 330 anos em 2024, ainda está em pleno funcionamento, sendo a empresa mais antiga do Brasil em pleno funcionamento. A título de curiosidade, o complexo industrial da Casa da Moeda, fica localizada em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
2. Banco do Brasil
Fundação: 12 de outubro de 1808
O Banco do Brasil é uma das mais antigas e importantes instituições financeiras da América Latina. Foi fundada por Dom João VI, em meio à transferência da corte portuguesa para o Brasil. Na época, o banco foi criado com o objetivo de fortalecer o então Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves financeiramente.
3. Colégio Pedro II
Fundação: 2 de dezembro de 1837
O Colégio Pedro II é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino do país. O colégio foi fundado em 1837 pelo decreto imperial de Dom Pedro II, quando ele tinha apenas 12 anos de idade, com o objetivo de ser uma instituição modelo para a educação brasileira.
4. Cervejaria Bohemia
Fundação: 1853
A cervejaria Bohemia, foi fundada em 1853, sendo considerada a primeira cervejaria do Brasil. Foi fundada em Petrópolis (RJ), pelo alemão Henrique Kremer, que começou a sua produção em pequena escala, atendendo especialmente à colônia alemã local. Conforme os anos foram passando, a empresa expandiu até se tornar uma das principais cervejarias do Brasil.
5. Caixa Econômica Federal
Fundação: 12 de janeiro de 1861
A Caixa Econômica Federal, é uma das maiores e mais importantes instituições financeiras do Brasil. Além de sua importância, é também uma das empresas mais antigas do Brasil, sendo fundada no ano de 1861 por ninguém menos que Dom Pedro II.
6. Casa Granado
Fundação: 1870
A Casa Granado foi fundada no ano de 1870 pelo português José Antônio Coxito Granado, localizado na Rua direita, 14/16, no Centro do Rio de Janeiro, uma das ruas mais movimentadas naquela época. É considerada a mais antiga farmácia do Brasil em atividade contínua, conhecida por seus produtos de higiene e beleza.
7. Cedro Cachoeira
Fundação: 1872
A Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, popularmente conhecida como Cedro Têxtil, ou Cedro Cachoeira, é uma das mais antigas e tradicionais indústrias têxteis do Brasil. Foi fundada no ano de 1872 em Minas Gerais, e a empresa foi extremamente importante para o desenvolvimento industrial do nosso país.
8. Mackenzie
Fundação: 3 de setembro de 1876
Misturar meninos e meninas na mesma sala de aula e introduzir incentivos ao esporte. Essa proposta foi criada pelos missionários presbiterianos George Whitehill Chamberlain e sua esposa, que criaram então a Escola Americana, embrião do que seria hoje a atual Universidade Presbiteriana Mackenzie.
9. O Estado de S. Paulo
Fundação: 4 de janeiro de 1875
O jornal O Estado de S. Paulo, surgiu em 1875 com o nome de A Província de São Paulo. O jornal foi fundado por um grupo de republicanos liderados por Manoel Ferraz de Campos Salles e Américo Brasiliense, que juntos, decidiram criar um diário de notícias com o objetivo de combater a monarquia e escravidão. A criação do jornal foi parte do movimento político e ideológico que culminaria na Proclamação da República do Brasil em 1889.
10. Hering
Fundação: 1880
A Hering, é uma das mais tradicionais empresas de moda do Brasil. Foi fundada no ano de 1880 pelos irmãos alemães, Bruno e Hermann Hering, na cidade de Blumenau (SC). A empresa começou sendo uma pequena fábrica de malhas e tricô, mas ao longo dos anos, se transformou em um dos maiores conglomerados de moda do país.
Comentários estão fechados.