O número de idosos no Brasil tem crescido muito nos últimos anos. Conforme o último Censo Demográfico do IBGE, em 2022, o Brasil tinha um total de 22.169.101 pessoas com 65 anos ou mais. Em outras palavras, 10,9% da população brasileira é composta por idosos.
Com base na amostra do último Censo, houve uma alta de 57,4% nesse contingente em um período de 12 anos, haja visto, que no ano de 2010, o número de idosos no nosso país era de 14.081.477, ou seja, 7,4% da população naquela época era composta por idosos.
Com relação aos estados com mais idosos no Brasil, temos o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que se destacam por ter uma média acima do restante dos estados brasileiros.
Os dados do último Censo do IBGE também oferece um recorte muito interessante sobre os municípios brasileiros, deixando claro que, o envelhecimento populacional tende a acontecer de maneira mais intensa em cidades menores, e consequentemente menos intensa em cidades maiores.
Uma explicação disso é a migração da população mais jovem para grandes centros urbanos, em busca de maiores oportunidades profissionais, que geralmente são menores para as menores cidades do país.
Dentre as cidades com mais idosos no Brasil, proporcionalmente falamos, nove das 20 primeiras estão localizadas no Rio Grande do Sul, deixando claro os dados anteriores que mostram que o RS, é o estado com a população mais idosa.
Confira a seguir, as 20 cidades brasileiras com mais idosos do Brasil, proporcionalmente falando:
Cidade — proporção de idosos
Leia também | Os 20 principais países do mundo onde os idosos são mais felizes
O número de idosos com 65 anos ou mais, aumentou de 14.081.477 em 2010, para 22.169.101 em 2022, deixam claro um fator: a população brasileira está envelhecendo cada vez mais. Uma situação observada não somente no Brasil, como em diversos países do mundo.
O fato é que, o aumento da população acima dos 65 anos, em conjunto com uma diminuição da parcela da população com até 14 anos, no mesmo período (2010 e 2022), que passou de 24,1% para 19,8% deixam claro o franco envelhecimento da população brasileira.
Ao longo dos anos, a base da pirâmide etária acabou se estreitando, principalmente motivado pela redução da fecundidade e dos nascimentos no nosso país. Esse estreitamento da pirâmide etária, começou a ser visível em 1990.
Para se ter ideia, em 1980, o percentual de idosos no Brasil era de apenas 4%, uma diferença gigantesca quando comparada a proporção atual de 10,9%. Além disso, o que prova como a população do nosso país envelheceu é a proporção de jovens.
Isso porque em 1980, o percentual de crianças com até 14 anos de idade era de 38,2%, já atualmente esse percentual é de 19,8%, um movimento que deixa claro que a tendência, é que o envelhecimento da população brasileira deva continuar aumentando nos próximos anos.
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…