Conheça as 8 profissões que mais e menos empregam no Brasil
No mercado de trabalho, existem profissões com inúmeras oportunidades mais fáceis de conseguir emprego, e profissões com menos oportunidades
Conseguir emprego no Brasil é uma situação um tanto complexa, no geral, acaba sendo bem difícil conseguir uma oportunidade de trabalho, porém, existem algumas profissões que são bem mais fáceis enquanto outras se tornam muito mais difíceis.
Geralmente, acreditamos que as profissões com ensino superior são as mais fáceis para conseguir uma oportunidade de emprego, certo? Em partes, a verdade é que, o mercado atual está alinhado a algumas tendências como tecnologia, saúde, construção civil, dentre outras, ou seja, mesmo que você tenha um diploma, se não estiver vinculado as áreas em alta, se torna mais difícil conseguir um emprego.
Já com relação aos profissionais que não possuem diploma, muitas áreas acabam sendo mais difíceis de conseguir emprego, não pela falta de oportunidades, mas em partes pela alta concorrência, ou seja, mesmo que haja inúmeras vagas disponíveis, ainda, sim, haverá um grande número de pessoas concorrendo para cada uma delas.
Por exemplo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 19,2% da força de trabalho brasileira possuí um diploma de nível superior, ou seja, 80,8% da mão de obra brasileira não possuí ensino superior, ou seja, existe muito mais concorrência pelas vagas sem ensino superior.
Leia também | 9 profissões que podem conseguir emprego na NASA
O que determina a facilidade ou dificuldade de conseguir emprego
A facilidade ou dificuldade para conseguir um emprego na sua profissão, muitas vezes está vinculada as condições do mercado de trabalho e as características específicas do próprio trabalho. Isso porque, em primeiro momento, a oferta e demanda acaba tendo um peso absolutamente importante sobre as oportunidades de emprego disponíveis no mercado.
Geralmente, profissões com número limitado de vagas e um excesso de profissionais qualificados acabam enfrentando uma maior competitividade, o que torna mais difícil a busca por um novo emprego. A questão da tecnologia também tem seu peso, por exemplo, profissões cujas habilidades se tornam obsoletas para o mercado, acabam ficando para trás quando o assunto é encontrar oportunidades de trabalho.
Além disso, a especialização é outra importante barreira profissional, isso porque, como são muitas pessoas com baixa especialização técnica no nosso país, empregos que tendem a exigir menos conhecimentos acabam sendo as mais concorridas, e quanto mais concorrência mais difícil se torna conseguir emprego.
Profissões que menos empregam
Com relação às profissões mais difíceis de conseguir emprego, muitas vezes elas estão atreladas há habilidades muito específicas, em áreas que costumam não ter muitos investimentos no nosso país, ou mesmo áreas que estão passando por um processo de reformulação, como, por exemplo, o Jornalismo, em que a área está sendo profundamente impactada pela mídia online e novas tecnologias como a inteligência artificial. Conheça as profissões mais difíceis para conseguir emprego no nosso país atualmente:
- Jornalista
- Geólogo
- Biólogo
- Profissionais de marketing
- Profissionais de cinema
- Ator
- Antropólogo
- Designer de moda.
Profissões que mais empregam
Se você tem o interesse de saber quais são as profissões mais fáceis de conseguir emprego no Brasil, consultamos os dados do CAGED/eSocial por parte do Ministério do Trabalho, para descobrir quais são as profissões que mais tiveram contratação até agora em 2024, para te apresentar quais são as profissões com mais fáceis de emprego, confira:
- Consultor de vendas
- Abastecedor de linha de produção
- Auxiliar de limpeza
- Ajudante de obras
- Atendente de pedágio
- Auxiliar administrativo
- Agente administrativo
- Atendente balconista
Com base nos dados do CAGED, essas são as profissões que tiveram mais contratações entre os meses de janeiro a 29 de maio de 2024, ou seja, representam as vagas mais fáceis para conseguir emprego atualmente no país.
Comentários estão fechados.