Nunca é tarde para você começar a estudar. Não importa a idade, o importante é buscar novos conhecimentos. No mundo atual, muitas pessoas que já passaram dos 40 anos, resolveram estudar ou estão retornando às salas de aula. Muitas delas estão em busca de realização pessoal, novas oportunidades de carreira ou simplesmente pela paixão de aprender.
As instituições de ensino oferecem diversas opções de cursos para atender às necessidades e interesses de adultos em fase de transição ou que desejam aprimorar seus conhecimentos.
Existe uma necessidade das pessoas de se manter atualizadas para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho.
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira), nos últimos anos houve um crescimento no número de estudantes em cursos de graduação com mais de 40 anos. Em 2018, por exemplo, o crescimento de matrículas foi de 20% na faixa etária de 40 a 44 anos.
Leia também | INSS: 5 golpes mais aplicados em beneficiários, saiba como se proteger!
Existem várias oportunidades para as pessoas que estão na faixa dos 40 anos. Por exemplo, o mercado de tecnologia é uma ótima opção. Ele está sempre em crescimento. Existem cursos como Análise de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia de Software.
Mesmo não sendo mais jovem, você pode optar pela área da saúde. Você pode escolher carreiras como Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia.
A educação está sempre de portas abertas para quem deseja lecionar. Cursos de Pedagogia, Letras e História podem ser uma ótima escolha.
Se você busca uma carreira gerencial, os cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Marketing são opções sólidas.
Não existe uma idade limite para você se formar em Direito. É uma carreira desafiadora e com diversas possibilidades de atuação. O curso tem a duração mínima de cinco anos, de acordo com a carga horária mínima de 3.700 horas estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). Porém, é possível se formar antes dos cinco anos, desde que você consiga ser aprovado em todas as disciplinas.
Esses cursos são oferecidos por várias instituições de ensino, incluindo opções de ensino a distância (EaD), que podem ser mais flexíveis para quem precisa conciliar estudos com outras responsabilidades.
O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…
O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…
A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…
Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…
Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…
Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…