Chamadas

Conheça as Leis Trabalhistas e os Direitos do Empregado

Uma das coisas que toda pessoa que começa a trabalhar com carteira assinada é saber tudo sobre seus direitos e deveres. Porém, muitos desconhecem a lei trabalhista e na hora de procurar pelos seus direitos vivem uma verdadeira avalanche de dúvidas. 

No Brasil, essas leis são regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e outras legislações específicas. Vamos no texto a seguir, explorar alguns dos principais direitos dos empregados e como eles são aplicados.

Jornada de Trabalho

Uma das regras principais que o trabalhador precisa conhecer é o tempo de sua jornada de trabalho. Isso porque vai ser ela que vai definir o tempo que um empregado deve dedicar ao trabalho e inclui questões como horas extras, intervalos e descanso semanal remunerado.

Atualmente, a jornada padrão é de 8 horas diárias ou 44 horas semanais, mas existem exceções para algumas categorias profissionais, conforme as regras da CLT.

Salário e Remuneração

Você quando começar a trabalhar com carteira assinada terá direito a salário mínimo, que é estabelecido pelo governo. Como também ao 13º salário, férias remuneradas e adicional noturno. É importante que o empregador cumpra essas obrigações e que o empregado esteja ciente de seus direitos.

Férias e Descanso

O trabalhador tem direito a um período de descanso. A CLT determina que o empregado tem direito a 30 dias de férias após cada período de 12 meses de trabalho. Durante esse período, o empregado recebe o salário normal acrescido de um terço. 

Outro direito reservado ao empregado é intervalos regulares durante a jornada de trabalho para descanso e alimentação.

Leia também | Como um MEI pode solicitar auxílio-doença em 2024?

Benefícios e Segurança

O trabalhador também pode ser beneficiado com o vale-transporte, vale-refeição e assistência médica. Também tem direito de ter segurança no ambiente de trabalho. O empregador deve fornecer condições seguras e equipamentos adequados para evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Todo trabalhador tem que ter em mente que para ter direitos é necessário está exercendo suas atividades com registro em carteira. Tanto empregador quanto empregado precisam estar cientes de seus deveres e direitos para evitar conflitos e assegurar um ambiente de trabalho justo e equilibrado.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

2 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

2 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

2 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

2 horas atrás

Quer ser contratado rápido? Habilidades nessa tecnologia são fundamentais

Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…

2 horas atrás

Inscrições abertas para cursos gratuitos 100% online de informática

Cursos gratuitos e 100% online são uma maneira fantástica de aprender novas habilidades no seu…

3 horas atrás