Em março deste ano, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, a reforma do ensino médio. No entanto, ainda precisava passar por votação no Senado Federal. Os senadores mudaram pontos da proposta e o texto teve de ser votado novamente pelos deputados. Antes, houve algumas discussões com o MEC – Ministério da Educação e sociedade civil, para finalmente ser aprovado. Foram 437 votos a favor e um contra, ou seja, quase uma unanimidade.
Desta forma, a partir de 2025, alunos no ensino médio vão ter disciplinas novas e mais horas de ensino obrigatório.
Atualmente, o Ensino Médio tem uma carga horária de 1.800 horas para disciplinas obrigatórias (conforme a Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e 1.200 horas para disciplinas optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno ou cursos técnicos).
Após aprovação da proposta, a carga horária obrigatória será ampliada para 2.400 horas, enquanto as disciplinas optativas terão 600 horas. A nova medida não agradou o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), que considera que a nova divisão da carga horária pode comprometer a qualidade do ensino e do aprendizado, embora reconheça a importância da formação técnica. Porém, os especialistas veem positivamente esse aumento, pois a carga horária cobrirá conteúdos essenciais para vestibulares e processos seletivos.
Na regra atual, apenas Português e Matemática são disciplinas obrigatórias em todos os anos do Ensino Médio, além de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia. A partir de 2025, as disciplinas obrigatórias em todos os anos serão:
O Espanhol será facultativo. No entanto, entidades estudantis defendiam que o Espanhol fosse obrigatório para promover a integração latino-americana e atender às exigências do Enem. Porém, o Consed apoia a flexibilidade para que estados decidam sobre a inclusão do Espanhol, considerando necessidades locais e recursos disponíveis.
Leia também | Brasil é um dos países com mais bilionários no mundo: veja ranking
Os itinerários formativos são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola que os estudantes poderão seguir a partir do 1º ano do ensino médio com o objetivo de se aprofundar em determinada área de conhecimento ou de se qualificar profissionalmente.
Fazem parte das mudanças do Novo Ensino Médio, que foi proposto para reformular essa etapa do ensino básico.
A partir de 2025, a carga horária nos três anos continuará de 3 mil horas. Porém, houve mudança na divisão entre as disciplinas obrigatórias e as optativas, de aprofundamento de conhecimento em áreas específicas.
No modelo atual, são 1,8 mil horas para as obrigatórias e 1,2 mil para as optativas. Com a aprovação, as obrigatórias terão uma carga de 2.400 horas. Já as optativas passam para 600 horas.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…