Conheça o transtorno opositor desafiador e como tratar
Geralmente o transtorno acontece na infância e quando não é tratado ou for mal diagnosticado, o TDO pode levar a ansiedade e alterações de humor
Em algum momento você em sua vida vai ter sentimentos de negatividade e hostilidade, especialmente quando a vida apresenta contratempos. Porém, para outras pessoas, o desejo de oposição acontece com mais frequência do que o normal.
Quando você não consegue conter suas emoções e explode por qualquer coisa pode ter transtorno desafiador de oposição (TDO). São condições de rancor, agressão verbal e desafio.
Geralmente o transtorno acontece na infância e quando não é tratado ou for mal diagnosticado, o TDO pode levar a problemas de ansiedade, alterações de humor e conduta na idade adulta.
O transtorno desafiador de oposição (TDO) é caracterizado por um comportamento que contesta qualquer tipo de autoridade, seja a mãe, o pai, o professor ou outro adulto responsável. Esse tipo de atitude pode atrapalhar o ambiente familiar. São momentos de humor irritável, comportamento argumentativo e comportamento vingativo.
Felizmente, existem tratamentos que podem ajudar. Você pode controlar o TDO, evitar que piore e até mesmo reduzir os sintomas. O primeiro passo é obter um diagnóstico correto.
Existem estudos que apontam que o TOD é mais comum entre os meninos do que entre as meninas.
Como o TDO é diagnosticado?
Para diagnosticar o TDO, os profissionais médicos baseiam-se na sua experiência clínica para avaliar sintomas e comportamentos. Eles usam questionários para coletar informações de diversas fontes, como pais e professores.
São analisadas três categorias de comportamentos:
- Raiva e irritabilidade: perder a paciência, age com ressentimento, irrita-se facilmente
- Desafio e argumentatividade: discute com figuras de autoridade, recusa-se a obedecer à autoridade ou às regras, irrita deliberadamente os outros, culpa os outros pelos erros
- Vingança: busca vingança por erros percebidos
O caráter contestador do transtorno opositor desafiador pode levar as pessoas a confundirem um problema de saúde mental com um tipo de birra por parte da criança.
Sendo assim, os sintomas devem:
ser recorrente por pelo menos 6 meses
ser perturbador para experiências sociais, ocupacionais ou educacionais.
Não existe uma causa específica para o TOD. No entanto, o transtorno pode ser desencadeado por alguns fatores, tais como abusos e ambientes agressivos ou negligentes durante o desenvolvimento da criança.
Isso vai atrapalhar em muito a vida da criança que terá dificuldades para fazer amigos e ser vitima de bullying. Quanto mais cedo houver um diagnóstico, melhor, uma vez que este possibilita a maior efetividade do tratamento.
Leia também | 8 maiores descobertas científicas já feitas por brasileiros
Outras condições
Os profissionais de saúde também procuram outras condições que possam causar sintomas semelhantes. Exemplos disso incluem:
- transtornos de ansiedade
- transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
- transtorno de conduta
- distúrbios de aprendizagem
- transtornos de humor, como depressão e transtorno bipolar.
Terapia
A terapia é o tratamento de primeira linha para o comportamento de oposição. Quando uma criança tem um diagnóstico de TDO, é útil que os pais participem da terapia para aprender estratégias de gerenciamento de comportamento de apoio.
Comentários estão fechados.