Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Conheça os 10 estados mais difíceis para se empreender no Brasil

Empreender no Brasil é um verdadeiro desafio, mas pode se tornar ainda mais difícil para quem deseja começar um negócio nesses estados

Abrir uma empresa é o sonho de milhões de brasileiros. No entanto, apesar de ser o sonho, é também um grande desafio, principalmente com relação aos altos custos que podem estar envolvidos ao abrir um negócio, tal como a concorrência, a estabilidade do mercado, economia, entre outras questões.

Mas, existe outro indicador que pode complicar ainda mais a vida de quem deseja abrir uma empresa no Brasil: o índice de empreendedorismo. Segundo o indicador de empreendedorismo do índice Fiec de Inovação, ele mapeia como os estados brasileiros se comportam nos principais pontos relacionados à inovação.

O indicador em questão avalia o ambiente inovador e os produtos de inovação em si, medindo a quantidade total de startups, saldo de empresas abertas, tal como de empresas fechadas.

Logo, quanto menor o número de empresas abertas, maior o número de empresas fechadas, e a pouca inovação através de startups, piores são os resultados dos estados, tendo classificação negativa com relação aos melhores estados do Brasil para se empreender.

Piores estados para empreender

O indicador apontou que na verdade, todos os estados brasileiros encontram dificuldades para empreender, alguns mais e outros menos, mas todos tiveram. Logo, fica claro a necessidade de mais políticas públicas que viabilizem a sustentabilidade de negócios, especialmente nos primeiros anos de operação.

Conheça a seguir os estados brasileiros, eleitos os piores do Brasil para se empreender (lembrando que o indicador varia entre zero e um, sendo os valores mais próximos de um os mais desejáveis):

  1. Ceará: nota 0
  2. Sergipe: nota 0,013
  3. Maranhão: nota 0,02
  4. Piauí: nota 0,024
  5. Alagoas: nota 0,025
  6. Pernambuco: nota 0,025
  7. Acre: nota 0,035
  8. Paraíba: nota 0,046
  9. Pará: nota 0,05
  10. Bahia: nota 0,052
  11. Rio Grande do Norte: nota 0,058

Dificuldades do empreendedorismo no Brasil

Segundo o relatório Doing BUsiness do Banco Mundial, o Brasil ocupa hoje a 124ª posição entre 190 países em facilidade para abrir uma empresa, ou seja, nosso país é sem dúvida um dos mais difíceis do mundo para abrir um negócio, com um tempo médio de 17,5 dias para completar os processos burocráticos.

A carga tributária do Brasil chega a 33% do PIB, sendo uma das mais altas do planeta, conforme dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Segundo dados do Sebrae, cerca de 30% das empresas brasileiras fecham em até dois anos de atividade, especialmente devido às dificuldades financeiras e à falta de planejamento.

Outra pesquisa do Sebrae revelou que 60% dos micro e pequenos negócios do país enfrentam dificuldades para conseguir crédito devido às altas taxas de juros e burocracia.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 70% dos empresários relatam que a insegurança jurídica dificulta a realização de investimentos de longo prazo.

Comentários estão fechados.