Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Conheça os 10 produtos com mais impostos do Brasil

Basicamente todos os produtos do país possuem impostos, contudo, alguns deles são os mais taxados com a maior caga tributária

Basicamente tudo no Brasil tem imposto, não há nada que se compre ou se venda que não esteja com imposto sendo cobrado por trás do preço, independente do valor que for negociado, e do desconto aplicado.

Em suma, quem vende tem que pagar impostos e quem compra está pagando impostos, essa é uma situação clara da tributação no nosso país. Contudo, ainda que qualquer produto do nosso país tenha a incidência de impostos, alguns produtos são campeões no quesito carga tributária.

O grande problema com relação aos impostos, é que, existem produtos que possuem tantos impostos, que deixam as mercadorias extremamente caras. A exemplo disso, temos o setor automotivo e o preço dos carros.

Isso porque, apesar de frequentemente falado do lucro das montadoras, o que pesa no nosso país são os impostos. Segundo informações da Anfavea (associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), um carro fabricado no Brasil, pode apresentar 30% a 48,6% de todo o seu preço, composto por impostos.

Mas, apesar de veículos terem quase 50% do seu valor composto por impostos, ainda, sim, não são os produtos com maior carga tributária no nosso país e, para te mostrar como pagamos impostos, vamos te mostrar os 10 produtos com a maior carga tributária do nosso país.

Representação de imposto no Brasil / Imagem reprodução

Produtos com mais impostos do Brasil

Para descobrirmos quais são os produtos com a maior carga tributária do Brasil, utilizaremos um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), para te mostrar o quanto pagamos impostos pelos produtos no nosso país.

10º. Celular importado

Para os entusiastas de tecnologia e de marcas de smartphones importados, saiba que este é o item que começa nosso top 10 de produtos com a maior carga tributária do Brasil, onde, 68,76% de todo seu valor é puramente de imposto.

9º. Perfume nacional

Ter um cheiro agradável no nosso país custa muito imposto. Pois é, em nono lugar de produto com maior carga tributária do nosso país está o perfume nacional, onde, incríveis 69,13% do valor deste produto é absolutamente composto por impostos.

8º. Maquiagem importada

Pessoas que gostam de maquiagens importadas precisam lidar com um grande problema, o imposto. Haja visto que cerca de 69,53% do preço de qualquer maquiagem importada que você compre no nosso país é de imposto.

7º. Arma de fogo

Apesar de ser um item extremamente difícil de comprar e específico somente para algumas pessoas. As armas de fogo também são um dos produtos com a maior carga tributária do país, tendo em vista que 71,58% do seu valor é de imposto.

6º. Videogame

A indústria dos videogames é uma das que mais sofrem com impostos no Brasil, justamente por isso torna-se tão caro comprar um console de última geração, haja visto que 72,18% do valor total de um console é de imposto.

Leia também | 7 produtos que são fabricadas no Brasil e os brasileiros não sabem

5º. Caipirinha

A caipirinha brasileira é conhecida no mundo inteiro, e se você decidir por comprar uma versão já preparada e engarrafada dessa bebida, saiba que 76,66% do seu valor é direcionado a impostos.

4º. Perfume importado

Pensou que era somente os perfumes nacionais que tinham alta carga tributária? Pois é, se enganou! Para quem gosta de perfumes importados, saiba que grande parte do alto preço no Brasil é em decorrência de impostos, haja visto que 78,99% do seu valor é de imposto.

3º. Casaco de pele de vison

Com a medalha de bronze temos um item um pouco comum para os brasileiros que são os casacos de pele de vison. No entanto, se você estiver pensando em adquirir uma peça destas, saiba que 81,86% do valor que você pagará é simplesmente de imposto.

2º. Cachaça

A cachaça, tão famosa e comum em terras brasileiras, fica em segundo lugar quando falamos de produtos com a maior carga tributária do país, afinal de contas, 81,87% do seu preço é composto exclusivamente por impostos.

1º. Cigarro

Figurando como top 1, levando a medalha de ouro de produto com a maior carga tributária do nosso país, temos o cigarro, onde, cerca de 83,32% do preço do cigarro pago pelos brasileiros é puramente de imposto.

Comentários estão fechados.