Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Conheça os 7 alimentos que causam envelhecimento precoce

Se você está preocupado com o seu envelhecimento, então precisa conhecer os alimentos que aceleram esse processo

O brasileiro está cada vez mais preocupado com o envelhecimento, buscando ter mais saúde e melhor qualidade de vida. Contudo, o que muitas pessoas não estão atentas é que sua dieta pode estar fazendo com que você envelheça cada vez mais rápido.

Muitas vezes, você pode estar se sentindo mais velho do que as pessoas da sua idade, sentindo que sua pele está ficando diferente, mas pode existir um motivo do qual você não está se atentando, que é exatamente a sua alimentação.

Segundo especialistas, os dois principais culpados que aceleram o envelhecimento são a exposição ao sol e, o consumo de produtos e o consumo de produtos de glicação.

No nosso organismo, a glicação consiste em uma reação espontânea entre moléculas e açúcares (glicose) e compostos como proteínas, lipídios e ácidos nucleicos. Esse processo de glicação modifica as propriedades químicas da proteína, interferindo em aspectos físicos e funcionais do tecido, acelerando o processo de envelhecimento.

Dessa forma, além de utilizar o protetor solar, outra maneira extremamente eficiente para preservar sua juventude, é se atentar ao tipo de alimentos que você costuma ingerir. Para te ajudar nessa questão, vamos pontuar os alimentos que quando muito consumidos, podem acelerar o processo de envelhecimento do corpo.

Leia também | Conheça os 15 alimentos mais consumidos no mundo

Café

O café é uma bebida amada pelos brasileiros, contudo quando se junta cafeína e açúcar, esses dois ingredientes acabam tendo um impacto muito negativo para o envelhecimento da pele em relação à desidratação.

A pele seca é um forte indicador de envelhecimento da pele, para reduzir o ressacamento da pele é recomendado evitar a cafeína e açúcar. Se você não consegue ficar sem seu café, consuma ele puro, afinal, diversos estudos mostram que beber café traz benefícios para a saúde, mas evite totalmente o café com açúcar.

Doces e bebidas açucaradas

Além de causar desidratação, o açúcar também tem outro papel no envelhecimento. A sobrecarga de açúcar, proveniente de comidas e bebidas com alto teor de açúcar, podem iniciar o processo de glicação que explicamos no início do texto.

Quando você consome mais açúcar do que suas células podem processar, esse excesso de moléculas de açúcar se combinam com proteínas. Essa combinação produz finais de glicação avançada, que podem danificar o colágeno da pele.

Álcool

Consumir álcool também envelhece, especialmente o rosto. Um estudo publicado na National Library of Medicine, descobriu que o consumo exagerado de álcool está associado ao envelhecimento mais grave do rosto, como o aparecimento de rugas.

Alimentos salgados

Dietas com alto teor de sódio e alimentos picantes podem afetar e muito a saúde da pele com relação ao envelhecimento. Saiba que o limite diário recomendado para ingestão de sódio é 2.300 mg, dentre vários outros problemas dos alimentos salgados, se você que evitar o envelhecimento, reduza o sal na sua comida.

Frituras

As frituras também causam a glicação e inflamação do corpo, o que pode danificar a pele de diversas maneiras. A recomendação aqui não é que você pare de consumir frituras, mas sim, que coma com moderação. Se possível, experimente outras formas de cozinhar.

Carne muito passada

Sabe aquela carne que chegou ao ponto de ficar com partes pretas de tão passadas? Pois é, elas podem conter hidrocarbonetos pró-inflamatórios, compostos estes que promovem a inflamação. Dessa forma, com a inflamação, o colágeno da pele acaba se decompondo devido à atividade enzimática.

Gordura trans

A gordura trans, além de aumentar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o risco de doenças cardíacas, ela pode ser extremamente prejudicial para a pele, causando inflamação do corpo. Para ter mais qualidade de vida, evitar problemas futuros e combater o envelhecimento, corte o consumo de gordura trans.

Referências científicas para o desenvolvimento do artigo:
https://medlineplus.gov/ency/article/004014.htm
https://medlineplus.gov/caffeine.html
https://www.mdpi.com/2072-6643/14/21/4588
https://medlineplus.gov/ency/article/002444.htm
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6715121/
https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/diet/cooked-meats-fact-sheet#what-are-heterocyclic-amines-and-polycyclic-aromatic-hydrocarbons-and-how-are-they-formed-in-cooked-meats
https://www.frontiersin.org/journals/public-health/articles/10.3389/fpubh.2021.763706/full
https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000786.htm

Comentários estão fechados.