Conheça os 9 maiores paraísos fiscais offshore do mundo
Existem diversos paraísos fiscais pelo mundo, e alguns dos maiores e mais importantes, a maioria das pessoas nem imagina quais são
Sejamos sinceros, ninguém gosta de ser taxado, afinal de contas, os impostos afetam diretamente a renda. Contudo, os impostos acabam sendo inevitáveis, afinal a maioria dos países, como o Brasil, dependem da receita de impostos cobrados de pessoas físicas e jurídicas.
No entanto, certas jurisdições oferecem condições extremamente interessantes para atrair e reter investimentos estrangeiros locais, como isenções fiscais, benefícios fiscais, incentivos fiscais e taxas de impostos reduzidas.
Devido aos benefícios oferecidos por essas jurisdições, elas são popularmente conhecidas como paraísos fiscais. Dessa maneira, paraísos fiscais, tendem geralmente a oferecer taxas de imposto de renda de um zero, um dígito ou dois dígitos abaixo para empresas e pessoas.
Paraísos fiscais são legais?
Sim! Você pode reduzir a carga tributária se mudando para um país que tenha taxas de impostos mais atrativos, ou então, abrindo uma empresa subsidiária nessas jurisdições.
Dessa forma, esteja em mente que é completamente legal investir em qualquer país do mundo, inclusive em paraísos fiscais, desde que, claro, se cumpra todos os requisitos legais para investimento no território.
Vale destacar que, diversos paraísos fiscais, impõem exigências fiscais a empresas e pessoas, dessa maneira, talvez será preciso que você cumpra com quaisquer requisitos de relatórios em seu país de residência ou em outros países onde, de fato, sua empresa opera fisicamente.
- Leia também | 10 países com os impostos mais altos do mundo
Maiores paraísos fiscais offshore do mundo
Para encontrar os 10 maiores paraísos fiscais offshore do mundo, utilizamos os dados do relatório Financial Secrecy Index (FSI), compilado pela Tax Justice Network que é uma renomada rede internacional sediada no Reino Unido, que se concentra em defender e abordar questões vinculadas a regulamentações fiscais e financeiras internacionais.
O relatório FSI classificou as jurisdições com base no seu nível de sigilo, assim como na extensão que elas facilitam o sigilo financeiro e atividades offshore, considerando fatores e indicadores como nível de sigilo bancário, eficácia de regulamentações anti lavagem de dinheiro e transparência financeira.
1. Guernsey
Guernsey é uma ilha e um bailiado no Canal da Mancha, dependência da Coroa Britânica que não faz parte do Reino Unido. A ilha em questão ostenta o seu próprio parlamento democraticamente eleito, exercendo controle sobre leis, orçamento e nível de tributação do estado.
Dessa forma, como a ilha possuí sua independência fiscal e legislativa, capacita a mesma de se adaptar rapidamente para as necessidades em constante mudança das empresas, aumentando sua reputação como excelente destino empresarial.
Guernsey é um paraíso fiscal extremamente vantajoso para empresas, por oferecer diversas facilidades, como taxa de imposto geral corporativo zero, imposto sobre valor agregado e isenção de imposto sobre ganhos de capital.
A taxa de imposto variável, aumenta ainda mais essa vantagem, onde diversas empresas se beneficiam com responsabilidade tributária mínima, ou mesmo nenhuma.
2. Ilhas Virgens Britânicas
Sem sombra de dúvidas as Ilhas Virgens Britânicas são um dos principais paraísos fiscais offshore do mundo, sendo uma jurisdição em conformidade que nunca foi colocada na lista negra da OCDE.
O país oferece um ambiente ideal para estabelecer empresas offshore e contas bancárias, caracterizado principalmente por imposto zero sobre tais entidades, assim como nenhum tratado tributário com outras nações, garantindo privacidade financeira e segurança para empresas e pessoas titulares de contas.
Além de se tornar um local super vantajoso para estrangeiros protegerem suas riquezas e ativas, as Ilhas Virgens Britânicas oferecem isenções fiscais sobre ganho de capital e lucros gerados fora do país, além de não haver controle de câmbio, facilitando transferência de fundos para investimento e negociação, com total privacidade.
3. Emirados Árabes Unidos
Um país que tem chamado cada vez mais atenção é que também é um dos maiores paraísos fiscais do mundo é os Emirados Árabes Unidos. O processo simplificado para formação de empresas offshore e modelo de negócios isento de impostos colocam os Emirados Árabes Unidos como uma das jurisdições fiscais mais atrativas do mundo.
Apesar dos seus benefícios, é importante lembrar que em 2023, o país introduziu um imposto de 9% sobre ganhos corporativos, como parte do seu compromisso de apoiar a transparência tributária global.
4. Alemanha
A Alemanha, é um excelente paraíso fiscal, onde o país não apenas tem a reputação de manter a privacidade dos correntistas, como também oferece diversos incentivos fiscais a investidores estrangeiros, como impostos zero sobre juros.
Corporações não residentes garantem isenção de impostos sobre dividendos ou renda gerada por subsidiárias, ou filiais estrangeiras. Com relação ao ambiente tributário, a Alemanha impõe um imposto de apenas 5% sobre ganhos de capital e dividendos.
5. Luxemburgo
Luxemburgo possuí um sistema tributário territorial que torna o país um excelente paraíso fiscal para empresas offshore. Isso porque, entidades não residentes e estrangeiras são tributadas exclusivamente sobre a renda obtida dentro do país.
Outro fato interessante é que o país, por ter status de nação central da União Europeia com um ambiente econômico e político extremamente robusto, tal como o seu alto nível de sigilo financeiro, torna o país extremamente atraente para empresas estrangeiros.
O sistema tributário de Luxemburgo permitiu que diversas empresas estrangeiras cortassem enormes contas de imposto, o que, consequentemente acabou levando o país a ser acusado de hospedar 55 mil empresas offshore, facilitando a evasão fiscal.
6. Hong Kong
Hong Kong é um dos paraísos fiscais mais escolhidos, tendo em vista que o governo incentiva o investimento estrangeiro, onde, ganhos corporativos conquistados fora do território são completamente isentos de impostos.
A jurisdição também se destaca e se torna cada vez mais popular devido a sua facilidade para se fazer negócios, bem como políticas amigáveis para incentivar o investimento estrangeiro.
Hong Kong, possuí também uma política de taxa zero de imposto sobre ganhos de capital, herança, imposto sobre dividendos e imposto sobre valor agregado, tendo também um imposto de renda super baixo para residentes.
7. Singapura
Singapura é um dos melhores destinos quando falamos em paraíso fiscal para empresas offshore, principalmente por ter taxas de imposto zero para esse modelo empresarial. Tendo também um sigilo financeiro global com pontuação extremamente alto, além de alto índice de sigilo bancário.
A jurisdição também facilita que corporações se envolvam no comércio internacional e negociação fores offshore. Além disso, não controla ou limita o negócio de câmbio, tornando o fluxo de dinheiro mais conveniente para investidores estrangeiros.
8. Suíça
A Suíça é outro país que possuí um alto nível de sigilo financeiro, sendo um importante paraíso fiscal mundial, tendo políticas fiscais favoráveis e fortes leis de privacidade financeira, tendo também um sistema bancário robusto, destinado a empresas que querem minimizar suas obrigações fiscais e proteger seus ativos financeiros.
O país oferece uma série de incentivos fiscais, incluindo também baixas taxas de impostos e um tratamento fiscal preferencial para determinados tipos de renda e riqueza, onde, A Suíça historicamente mantém leis e regulamentos rigorosos para salvaguardar a confidencialidade de informações bancárias.
9. Estados Unidos
Pois é, diferente do que muitos pensam, os Estados Unidos é um país com índice extremamente alto de sigilo financeiro, ultrapassando locais muito conhecidos como as Ilhas Cayman e outros paraísos fiscais populares, principalmente por conta do seu for setor financeiro, sistema tributário corporativo e ambiente favorável aos negócios.
Diversos estados americanos, em especial — Delaware, Dakota do Sul e Nevada — estão surgindo como grandes concorrentes de paraísos fiscais offshore do mundo. Sendo destinos ideais para investidores estrangeiros que buscam esconder seu capital de autoridades fiscais, agências de aplicação de lei e credores.
Segundo relatório publicado pela Business Insider, os estados dos Estados Unidos e fundos secretos em todo o país, possuem bilhões de dólares não tributados.
Comentários estão fechados.