O domingo geralmente é um dia de descanso para muitos trabalhadores. No entanto, existem profissões que obrigam as pessoas a ter que trabalhar neste dia. Essas pessoas precisam conhecer seus direitos trabalhistas. No texto a seguir abordaremos os principais aspectos relacionados ao trabalho dominical.
O empregado que trabalha aos domingos tem direito a receber o DSR, que corresponde a 1/7 do salário semanal. Esse valor deve ser pago mesmo que o empregado trabalhe apenas algumas horas no domingo.
Também vai ter direito a hora extra caso exceda sua jornada normal ao trabalhar aos domingos. As horas extras devem ser pagas com acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da hora normal.
Caso a empresa que você trabalha adote o sistema de banco de horas, as horas trabalhadas aos domingos podem ser compensadas em outro dia da semana, desde que haja acordo entre empregado e empregador.
Se a empresa não pagar as horas extras corretamente, você tem direitos garantidos pela legislação trabalhista no Brasil. Você pode ingressar com uma reclamação trabalhista para reivindicar o pagamento das horas extras não pagas. É necessário comprovar que as horas extras foram efetivamente trabalhadas e não foram pagas.
Quando você trabalha aos domingos tem direito a uma folga compensatória em outro dia da semana. Essa folga deve ser concedida dentro do período de sete dias após o domingo trabalhado. Em alguns casos, a convenção coletiva da categoria pode estabelecer regras específicas para a concessão da folga compensatória.
Leia também | Os 9 empregos dos seus sonhos que você não sabia que existiam
Existem exceções para algumas profissões consideradas essenciais. Alguns setores, como saúde, segurança, transporte e comunicação, precisam trabalhar aos domingos. Nesses casos, as regras podem variar.
É permitido ao comércio varejista funcionar aos domingos. No entanto, vai precisar atender às normas estabelecidas pela legislação local.
É importante que o trabalhador com carteira assinada que precisa trabalhar aos domingos conheça seus direitos e deveres. Isso vai garantir uma jornada de trabalho justa e respeitosa. É importante que empregados e empregadores estejam cientes das regras e busquem sempre o cumprimento da legislação vigente.
Em caso de dúvida, consulte um advogado trabalhista ou órgão competente para os devidos esclarecimentos relacionados ao assunto.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…