Conheça os países mais endividados do mundo
Alguns países ao redor do mundo tem fantasmas assombrando seus dias. Eles estão sendo atormentados por uma dívida pública de tirar o sono
Alguns países ao redor do mundo tem fantasmas assombrando seus dias. Eles estão sendo atormentados por uma dívida pública de tirar o sono de qualquer um. Nesta lista, você vai se surpreender com a posição do Brasil.
Muitos países enfrentam desafios consideráveis ao tentar equilibrar seus orçamentos, lidar com crises financeiras e promover o crescimento econômico. O alto endividamento de alguns países podem chamar bastante a atenção. Neste texto selecionamos os 6 países mais endividados do mundo.
A dívida pública é um assunto complexo e em constante mudança, influenciado por diversos fatores como políticas econômicas, crises globais e crescimento econômico.
Quais são os países mais endividados do mundo?
Veja alguns dos países mais endividados do mundo em 2024, com base na proporção dívida/PIB (Produto Interno Bruto).
- Japão: Proporção Dívida/PIB: 251,9%
- Sudão: Proporção Dívida/PIB: 238,8%
- Singapura: Proporção Dívida/PIB: 168,3%
- Grécia: Proporção Dívida/PIB: 160,2%
- Itália: Proporção Dívida/PIB: 143,2%
- Estados Unidos: Proporção Dívida/PIB: 126,9%
Nesta lista o Brasil ocupa o 25º lugar: Proporção Dívida/PIB: 90,3%
A dívida governamental em relação ao PIB no Japão teve uma média de 148,49% do PIB de 1980 até 2023, alcançando um máximo histórico de 260,10% do PIB em 2022 e um mínimo histórico de 50,60% do PIB em 1980.
O Sudão, um país com uma história rica e complexa, enfrenta um dos maiores desafios econômicos do mundo contemporâneo: uma dívida pública colossal. Essa situação tem raízes profundas, sendo resultado de uma combinação de fatores históricos, políticos e econômicos.
Singapura é conhecida por sua economia forte e estável, mas também enfrenta desafios significativos em relação à sua dívida pública. Em 2022, a dívida governamental de Singapura representava 167,8% do seu PIB.
A Grécia, após enfrentar uma grave crise de dívida na década de 2010, tem trabalhado arduamente para se recuperar. Em 2024, a situação da dívida grega apresentou sinais de melhora, mas ainda representa um desafio significativo para o país.
Um crescimento econômico mais forte será fundamental para aumentar a capacidade de pagamento da dívida.
A dívida pública dos Estados Unidos em 2024 atingiu níveis recordes, gerando debates e preocupações em âmbito global. Programas sociais, investimentos em infraestrutura e resposta a crises como a pandemia de COVID-19 impulsionaram os gastos públicos, contribuindo para o aumento da dívida.
Leia também | Os 15 países que mais consomem álcool no mundo
A dívida brasileira
O Brasil, nos últimos anos, tem enfrentado desafios para controlar o crescimento da dívida, que é influenciada por diversos fatores. Um desses fatores são os períodos de recessão e baixo crescimento econômico que podem aumentar a dívida, pois o governo precisa gastar mais para estimular a economia e arrecadar menos em impostos.
Programas sociais como o Bolsa Família e aposentadorias representam uma parcela significativa dos gastos públicos, pressionando as contas do governo.
A elevada dívida nacional no Brasil se deve ao déficit comercial do país. No entanto, estima-se que até 2030 o Brasil terá o quarto maior produto interno bruto do mundo. No entanto, países muito ricos que o nosso, estão mais endividados do que a gente. Por incrível que pareça, o Brasil é um dos que têm a menor dívida proporcional ao PIB.
Comentários estão fechados.