Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Conheça os primeiros sinais do câncer de estômago

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é um tumor maligno que pode surgir em qualquer parte do estômago

O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, é um tumor maligno que pode surgir em qualquer parte do estômago. Segundo os médicos, nem sempre os sintomas da doença são específicos, o que pode dificultar o diagnóstico precoce. Mas eles também afirmam que alguns sinais podem indicar a presença desse tipo de câncer. 

Para você ter uma ideia, o câncer de estômago representa cerca de 1,5% de todos os novos casos da doença diagnosticados anualmente só nos EUA. Em relação ao mundo, mais de um milhão de pessoas são diagnosticadas a cada ano, com quase 800.000 vindo a óbito.

Você sabia que essa doença é mais comum em homens do que em mulheres? Por isso, é necessário conhecer alguns sinais que podem ser o início do câncer de estômago. O Câncer gástrico desenvolve-se a partir do revestimento do estômago.

Fique atento aos sintomas

  • Azia constante: Sensação de queimação no peito ou desconforto na região do estômago.
  • Dor na barriga frequente: Desconforto abdominal persistente, geralmente acima do umbigo.
  • Náuseas e vômitos: Enjoo e vômitos frequentes.
  • Diarreia ou prisão de ventre: Alterações no funcionamento intestinal.
  • Sensação de estômago cheio após as refeições: Mesmo após comer pouco, a pessoa sente o estômago cheio.
  • Perda de apetite: Falta de vontade de comer.
  • Fraqueza e cansaço: Sensação de fadiga constante.
  • Vômito com sangue ou sangue nas fezes: Sinais de sangramento no trato gastrointestinal.
  • Emagrecimento sem causa aparente: Perda de peso inexplicável.

Porém, ao ter esses sintomas é necessário procurar ajuda médica. Isso porque esses sintomas podem estar relacionados a outras condições de saúde, como úlceras gástricas ou infecções virais. Caso haja suspeita de câncer de estômago, é fundamental procurar um gastroenterologista para avaliação e investigação adequada.

Situações que podem aumentar o risco de desenvolver câncer 

Algumas situações podem aumentar o risco de desenvolver câncer no estômago, como infecção pelo Helicobacter pylori, ingestão excessiva de alimentos em conserva, presença de úlcera ou gastrite crônica não tratada, cirurgias prévias no estômago e histórico de anemia perniciosa, acloridria ou atrofia gástrica.

Tratamento

O tratamento cirúrgico, retirando parte ou todo o estômago, além dos nódulos linfáticos próximos, é a principal alternativa terapêutica e a única chance de cura. Para determinar a melhor abordagem cirúrgica, deve-se considerar a localização, tamanho, padrão e extensão da disseminação e tipo histológico do tumor. 

A radioterapia e a quimioterapia são considerados tratamentos secundários, que podem determinar a melhor resposta da cirurgia.

Leia também | Anda esquecendo as coisas? Conheça os alimentos que são ótimos para a memória

Prevenção

Você pode se prevenir contra o câncer de estômago. Neste caso, você deve seguir uma dieta balanceada, composta de vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras, desde a infância. 

Ácido ascórbico (vitamina C) e betacaroteno (precursor da vitamina A). Que podem ser encontrados em frutas e verduras frescas, que agem como protetores contra o câncer de estômago, porque evitam que os nitritos (conservantes encontrados em alimentos industrializados) se transformem em nitrosaminas. 

Comentários estão fechados.