Conheça os sintomas mais comuns da depressão
Não é de hoje que a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem dizendo que a depressão é o mal do século. A depressão não é bem compreendida pelas pessoas. Muitas delas só se dão conta dos riscos quando estão sofrendo com a doença
Não é de hoje que a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem dizendo que a depressão é o mal do século. A depressão não é bem compreendida pelas pessoas. Muitas delas só se dão conta dos riscos quando estão sofrendo com a doença.
Por isso, pessoas com sintomas de depressão devem procurar um psicólogo ou psiquiatra. O nosso servirá apenas de um alerta para você saber quais os efeitos da depressão na vida de alguém.
Geralmente, as pessoas quando estão entrando em depressão costumam apresentar tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.
A doença tem o poder de tirar o prazer que as pessoas têm em fazer alguma atividade. Outro detalhe é a oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.
A depressão possui diversos sinais e sintomas, que podem ser isolados ou somatizados. Os principais sintomas da doença são:
- Humor depressivo: sensação de tristeza, autodesvalorização e sentimento de culpa;
- Acreditar que perdeu a capacidade de sentir prazer ou alegria;
- Ter um vazio, como se o mundo tivesse perdido o colorido e a alegria;
- Sentir-se que está sendo um peso para a família e amigos, ter vontade de morrer. Tendo o desejo de pôr fim a um estado penoso. Os pensamentos suicidas variam desde o desejo de estar morto até planos detalhados de se matar. Esses pensamentos devem ser sistematicamente investigados;
- Ter insônia ou sonolência: A insônia geralmente é intermediária ou terminal. A sonolência está mais associada à depressão chamada Atípica;
- Apetite: geralmente diminuído, podendo ocorrer em algumas formas de depressão aumento do apetite, com maior interesse por carboidratos e doces;
- Redução do interesse sexual;
- Dores e sintomas físicos difusos como mal estar, cansaço, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia, sudorese.
Leia também | Estudo afirma: Sentir raiva ajuda pessoas a alcançarem seus objetivos
Como combater a depressão
A melhor maneira de você não deixar a depressão entrar na sua vida é procurar um profissional de sua confiança caso suspeite de alguma alteração de humor ou comportamentos suspeitos.
Nos casos graves de depressão, o tratamento poderá ser feito com antidepressivos.Os medicamentos podem levar duas semanas em média para fazer efeito. Outras medidas comportamentais também podem contribuir para a prevenção e melhora da depressão.
Uma das maneiras para acabar com a depressão é mudar o estilo de vida. Procure fazer atividades físicas, controlar o sono e ter uma alimentação saudável.
Mas caso essas alternativas não surtem efeitos, é hora de você marcar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra. Lembrando que você nunca deve tomar algum medicamento por conta própria.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.