Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Conheça uma lâmpada que está acesa há anos e nunca foi apagada

Você já parou para pensar em uma lâmpada que brilha continuamente há mais de um século? Parece coisa de filme de ficção-científica, mas não é!

Você já parou para pensar em uma lâmpada que brilha continuamente há mais de um século? Parece coisa de filme de ficção-científica, mas não é. A Lâmpada Centenária, também conhecida como Centennial Bulb, é uma realidade surpreendente.

A famosa lâmpada está localizada em um quartel de bombeiros na cidade de Livermore, na Califórnia (EUA). Sua história começa em 1901, quando os bombeiros queriam manter seus alojamentos iluminados dia e noite. Para isso, eles escolheram essa lâmpada incandescente para cumprir essa tarefa, e parece que eles acertaram, ela continua brilhando até os dias atuais.

A história

A Lâmpada Centenária (também referida como Centennial Light) é a lâmpada incandescente mais duradoura do mundo, acesa desde 1901. Está localizada em Livermore, Califórnia e é mantida pelo Corpo de Bombeiros de Livermore-Pleasanton. Devido a sua longevidade, a lâmpada foi homologada pelo Guinness World Records, Ripley’s Believe It or Not! e General Electric. Também foi citada como evidência da existência de obsolescência planejada em lâmpadas produzidas posteriormente.

Desde aquela época, a lâmpada permanece ligada constantemente, e o maior tempo que já permaneceu desligada foi de apenas uma semana. Em 2001, quando completou um século, ganhou oficialmente o título de Lâmpada Centenária.

Mas você sabia que a lâmpada tem um diferencial em relação às que existem atualmente. Segundo informações, sua longevidade está no seu filamento. Ao contrário das lâmpadas comuns, cujos filamentos são feitos de tungstênio, o filamento da Lâmpada Centenária é feito de carbono. Ele é cerca de oito vezes mais espesso do que o de uma lâmpada convencional.

O seu design robusto permite que a lâmpada resista ao desgaste e continue acesa por décadas e décadas. Originalmente, era uma lâmpada de 30 watts, mas com o tempo, enfraqueceu. Agora emite uma luz tênue de aproximadamente 4 watts. 

Leia também | As 6 profissões que só existem no Brasil e 6 que só existem fora

Acesa sempre

O trabalho da lâmpada não acaba! Ela fica ligada 24 horas por dia, todos os dias, sem descanso. O máximo que ela já ficou desligada foi por meros 22 minutos durante todo esse tempo incrivelmente longo.

Esse trabalho todo foi reconhecido. A Lâmpada Centenária acumulou mais de 1 milhão de horas de uso e entrou para o Livro Guinness de Recordes como a lâmpada mais duradoura do mundo.

Comentários estão fechados.