Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Consiga até 100% de desconto na sua conta de luz, veja como

Entenda como funciona o programa do Governo Federal que dá diversos descontos nos pagamentos da conta de energia

O Governo Federal possui um programa chamado Tarifa Social De Energia Elétrica, que garante descontos nas contas de energia dos brasileiros de baixa renda. O Projeto inclusive já foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e poderá chegar a 100% do valor da conta de luz.

O benefício será destinado às famílias de baixa renda que comprovem a situação de vulnerabilidade. A expectativa é que em janeiro o programa possa começar a ser oferecido.

Desconto na conta de energia

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica ocorre através de um acordo entre o governo e as distribuidoras de energia elétrica, em prol das famílias de baixa renda.

Vale lembrar que, como se trata de um benefício em prol dos cidadãos mais vulneráveis, a inscrição para o benefício será por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, popularmente conhecido como CadÚnico.

De acordo com informações repassadas pelo governo, o critério pra participar do programa é ter uma renda máxima de até meio salário por pessoa do grupo família, ou ainda para as famílias que tenham ao menos uma pessoa que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O benefício também atenderá as famílias com renda mensal de até três salários, desde que uma das pessoas da família tenha alguma doença que dependa de equipamentos ligados à energia elétrica. Além disso, para quem tem pessoas com deficiência em casa, na mesma condição de uso excessivo de energia.

O desconto vai de 10% a 65% a depender do consumo mensal, sendo:

  • 65% para quem consome de 0 a 30 kWh
  • 40% para quem consome entre 31 kWh a 100 kWh
  • 10% quando os gastos forem de 101 kWh a 220 kWh.

Todavia, os cidadãos que consumirem mais do que o especificado não terão desconto na conta de energia. Por fim, quilombolas e indígenas podem ter desconto de até 100% a depender do consumo.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.