Corpus Christi: veja onde vai ser feriado nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (30), a igreja católica celebra o dia de Corpus Christi. De acordo com o governo federal, a data é um ponto facultativo
Nesta quinta-feira (30), a igreja católica celebra o dia de Corpus Christi. De acordo com o governo federal, a data é um ponto facultativo. No entanto, em metade das capitais brasileiras, será feriado.
Cada município tem a liberdade de considerar a celebração cristã como um feriado, desde que regularmente. Por exemplo, nesta quinta-feira, dia 30 de maio, será feriado em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
Neste caso, todos os trabalhadores deverão ser dispensados. Caso contrário, eles têm direito a receber o salário do dia em dobro ou uma folga compensatória.
Veja onde será feriado no dia de Corpus Christi
- Maceió (AL)
- Salvador (BA)
- Vitória (ES)
- Cuiabá (MT)
- Campo Grande (MS)
- Belo Horizonte (MG)
- Belém (PA)
- Curitiba (PR)
- Teresina (PI)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- Boa Vista (RR)
- São Paulo (SP)
- Aracaju (SE)
- Goiânia (GO)
- Macapá (AP)
Veja onde será ponto facultativo
- Rio Branco (AC)
- Manaus (AM)
- Fortaleza (CE)
- Brasília (DF)
- São Luís (MA)
- João Pessoa (PB)
- Recife (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Porto Velho (RO)
- Florianópolis (SC)
- Palmas (TO)
O ponto facultativo nada mais é do que uma prática em que o empregador concede aos seus trabalhadores a opção de não trabalhar em determinados dias, mesmo que a empresa esteja aberta. Esses dias, em geral, são vinculados a feriados nacionais, regionais ou locais, como carnaval, feriados religiosos ou datas comemorativas específicas de cada localidade.
Leia também | Renda extra: Confira 5 maneiras de ganhar dinheiro no feriado
Corpus Christi
A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou Corpus Christi é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Apostólica Romana e Anglicana (esta última, até 1548) que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma Festa de Guarda, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do respectivo país.
Para os católicos apostólicos romanos, a procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie.
É uma forma de testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.
A data tem como tradição, ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa, costume este, iniciado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento.
Esta festividade de longa data constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas “cidades históricas”, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Comentários estão fechados.