A correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está parecendo uma novela, quando você pensa que vai acontecer algo, vem um personagem e muda tudo. Neste caso, o personagem foi o ministro Cristiano Zanin que interrompeu nesta quinta-feira (09) o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a correção das contas do FGTS.
Zanin disse que precisa de mais tempo para fazer sua análise. O magistrado tem até 90 dias para devolver o processo. Passando o período, o caso fica liberado automaticamente para julgamento.
Segundo o ministro do STF, ele precisa de um bom tempo para poder refletir melhor sobre o tema.“Preciso ainda refletir, à luz dos novos elementos”, disse Zanin.
Antes de Zanin pedir vistas, o placar estava 3 a 0 a favor de que a remuneração anual do FGTS seja, no mínimo, igual ao rendimento da poupança, a partir de 2025.
Estão a favor da mudança o relator e presidente da Corte, Roberto Barroso, e os ministros André Mendonça e Nunes Marques.
Os magistrados também votaram para tornar obrigatória a distribuição dos lucros do fundo aos trabalhadores com contas no FGTS.
Leia também | Mega-Sena: aposta de Florianópolis leva sozinha mais de R$ 11 milhões
A ação foi proposta em 2014 pelo partido Solidariedade. O argumento principal é o de que a TR não acompanha a variação da inflação.
Segundo o Solidariedade, a TR não deveria ser usada como índice de correção monetária. Por isso, fez uma sugestão: que a correção seja feita pelo índice do IPCA-E, o INPC/IBGE ou “outro índice à escolha” da Corte “desde que inflacionário”.
No entanto, o governo não vê com bons olhos uma eventual mudança. Para o Executivo haveria impactos bilionários no fundo, caso tenha que “reembolsar” valores do passado que não foram corrigidos pela inflação.
Durante o governo de Jair Bolsonaro, o então Ministério da Economia, de 2021, fez um cálculo que indicava que a União teria que colocar um montante de R$ 295,9 bilhões para manter o FGTS, se tivesse que ter atualizado pela inflação as contas desde 1999.
Atualmente a correção é feita pela TR mais 3%. O que significa que o rendimento para os trabalhadores fica abaixo do que a poupança, que rende 6,18% ao ano e é considerada um dos investimentos com menor rentabilidade do mercado.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…