Agora, as regras para pegar empréstimos do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) ficaram um pouco diferentes. Desde esta segunda-feira (21), o valor máximo de juros para o empréstimo consignado, que é quando você pega dinheiro emprestado e o pagamento é descontado diretamente do salário ou da aposentadoria, é de 1,91% por mês.
Antes, essa taxa era um pouquinho maior, 1,97% por mês. Mas o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) teve uma reunião especial e decidiu que ela deveria ser reduzida. Essa decisão foi tomada na semana passada. Mas para que essa nova taxa entrasse em ação, era preciso que o governo publicasse a decisão no “Diário Oficial da União”. E isso aconteceu nesta segunda-feira.
Essa mudança nos juros é algo que aconteceu três vezes neste ano. Ou seja, já teve duas outras vezes em que o governo mudou as regras para os juros dos empréstimos do INSS.
Essa redução nos juros não vale só para o empréstimo consignado, mas também para as operações feitas com cartão de crédito consignado. Antes, a taxa máxima para esses empréstimos era de 2,89% e agora ela ficou um pouquinho menor, 2,83%.
O Conselho de Previdência Social decidiu isso depois de olhar estudos técnicos do Ministério da Previdência Social, que é comandado por uma pessoa chamada Carlos Lupi. A maioria das pessoas no Conselho concordou com essa mudança, 14 pessoas votaram a favor e apenas uma pessoa foi contra.
Os bancos, que são as empresas que emprestam o dinheiro, não gostaram muito dessa mudança. Eles falaram que a redução dos juros vai fazer com que eles ganhem menos dinheiro e isso pode ser ruim para eles.
Vale lembrar que o empréstimo consignado é uma forma de empréstimo em que o pagamento é descontado direto do salário ou da aposentadoria. E os bancos não podem cobrar juros muito altos por isso, só um valor menor, que é definido pela Previdência.
Essa decisão de mudar os juros do empréstimo aconteceu porque o Banco Central, que cuida do dinheiro do país, decidiu reduzir a taxa de juros principal, chamada de Selic. Isso aconteceu há 15 dias e foi uma ideia que vinha sendo pedida há algum tempo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras pessoas do governo.
Leia também | 5 situações que o aposentado pode pedir a revisão do benefício ao INSS
O empréstimo consignado do INSS é feito especialmente para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Isso acontece porque nem todos os tipos de benefícios podem usar esse tipo de empréstimo.
É importante saber que alguns benefícios da Previdência Social são temporários, e isso afeta a capacidade de pagamento do empréstimo consignado.
Aqui está a lista completa de benefícios que podem contratar esse tipo de empréstimo:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…