Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Cristo Redentor: Conheça a história desta maravilha brasileira

Veja a história de uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, a famosa estátua do Cristo Redentor. Saiba mais sobre esse ponto turístico carioca!

O Cristo Redentor é uma estátua gigantesca localizada no Rio de Janeiro, ela é reconhecida como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e é um dos principais pontos turísticos do Brasil.

Este monumento é uma obra que retrata Jesus Cristo de braços abertos, ela fica localizada no topo do morro do Corcovado, a 770 metros acima do nível do mar (Segundo o IBGE). Este marco cultural é muito visitado por turistas estrangeiros, de outros estados e, é claro, pelos cariocas.

A estátua que se tornou um dos símbolos do Rio de Janeiro e do Brasil tem mais de 90 anos desde a sua inauguração, que aconteceu no dia 13 de outubro de 1931.

Processo de criação

O Cristo Redentor foi construído em concreto armado e revestido de um mosaico de triângulos de pedra-sabão, originária da região de Carandaí, Minas Gerais. Dentre as pessoas que colaboraram para a criação do monumento.

Segundo a PUC-RIO, podem ser citados como colaboradores para criação do monumento religioso as seguintes pessoas: engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês Paul Landowski, executor dos braços e do rosto da escultura.

 No ano de 2007 o Cristo foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo moderno.

Leia+: 9 países que permitem brasileiros morarem mesmo sem visto

História da criação do Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor foi idealizada em 1859, quando o padre francês Pierre Marie Boss exercia suas atividades em uma igreja com vista para o Morro do Corcovado. O plano de erguer um monumento religioso foi retomado em 1888 pela princesa Isabel.

O projeto só saiu do papel no ano de 1921, quando se iniciaram os preparativos para a comemoração do Centenário da Independência, sendo o projeto vencedor o do Arquiteto Heitor da Silva Costa.

A obra começou em 1926 e durou cerca de 5 anos, portanto, o Cristo Redentor só foi inaugurado em 1931. Até hoje a estátua é reconhecida como uma das mais belas obras do mundo.

Quantos visitantes o Cristo Redentor recebeu em 2023?

Em 2023, 2,4 milhões de turistas visitaram o maior monumento religioso do Rio de Janeiro. Isso significa um aumento de aproximadamente 36% se compararmos com 2022 (1,7 milhão de visitantes).

Aberto diariamente em 2023, mesmo em finais de semana e feriados, o Cristo Redentor recebeu, em média, 6,6 mil pessoas por dia.

Comentários estão fechados.