Croácia está contratando brasileiros; veja a lista de profissões
A Croácia está sofrendo com a escassez de mão de obra em diversas ocupações, sendo excelentes oportunidades para brasileiros
Segundo relatório EURES que fala sobre a escassez e o excesso de mão de obra em diferentes países da União Europeia, a Croácia, está enfrentando uma profunda escassez de mão de obra em 30 ocupações diferentes em todo o país.
Com base no relatório, os setores mais atingidos pela falta de profissionais incluem construção, artesanato, produção de alimentos, hospitalidade, tecnologia da informação e comércio especializado.
Muito embora a escassez de mão de obra signifique impactos negativos para a economia do governo croata, por outro lado, essa escassez significa em oportunidades de trabalho para estrangeiros, inclusive brasileiros que desejam viver no país.
Profissões com maior escassez de profissionais da Croácia
O relatório mais recente da Autoridade Europeia do Trabalho (EURES), que avalia a escassez e o excesso de mão de obra em países da União Europeia, identificou 30 ocupações com maior escassez de trabalhadores na Croácia, incluindo:
- Trabalhadores da construção civil
- Operadores de guindastes, talhas e equipamentos relacionados
- Motoristas de caminhões pesados e caminhões
- Mecânicos e prestadores de serviços eletrônicos
- Instaladores e reparadores de linhas elétricas
- Mecânicos e instaladores elétricos
- Eletricistas de construção e afins
- Mecânicos e reparadores de veículos automotores
- Ajustadores e operadores de máquinas-ferramentas para trabalhar metais
- Soldadores e cortadores de chama
- Pintores e trabalhadores relacionados
- Encanadores e encanadores
- Telhadores
- Carpinteiros e marceneiros
- Pedreiros, cortadores de pedra, rachadores e entalhadores
- Pedreiros e trabalhadores relacionados
- garçons
- Cozinheiros e preparadores de alimentos relacionados
- Administradores de sistemas
- Programadores de aplicações.
Leia também | Os 15 empregos mais fáceis de conseguir trabalho e visto na Suíça
Croácia tem mais vagas do que desempregados
Um fato muito interessante sobre a Croácia, é que no mês de maio, o país registou mais de 88.300 pessoas desempregados, conforme o Croatian Employment Statistics (CES). Contudo, por outro lado, o número de vagas de emprego este mês foi de quase 125 mil.
Para ser mais direto, isso significa que, mesmo que toda a população desempregada da Croácia ocupasse uma das vagas em aberto, não seria suficiente para preencher todas as vagas disponíveis, havendo ainda 36.700 vagas sem qualquer candidato para se inscrever a uma das oportunidades.
Há uma falta de alinhamento entre políticas ativas de mercado de trabalho e escassez persistente no mercado de trabalho croata. Altos níveis de incompatibilidade de habilidades refletem baixas chances de emprego para trabalhadores de qualificação média e especialmente de baixa qualificação.
Comissão Europeia
Empregos que brasileiros devem evitar
Se de um lado, existem inúmeras profissões dos quais a Croácia necessita de mão de obra estrangeira para trabalhar, o relatório da EURES, identificou oito ocupações que são excedentárias no país, ou seja, que há gente demais trabalhando.
Logo, como são empregos com excesso de trabalhadores, é fundamental que os estrangeiros evitem esse tipo de vaga, para não terem as chances de trabalho na Croácia reduzidas, como:
- Recepcionistas de hotel
- Secretários (gerais)
- Auxiliares de escritório em geral
- Fotógrafos
- Economistas
- Profissionais de saúde e higiene ambiental e ocupacional
- Designers gráficos e multimídia
- Designers de produtos e vestuário.
Como existem muitos concorrentes para essas vagas, é recomendado que os interessados não tentem essas atividades no país, mas sim, as que o país está sofrendo com a falta de trabalhadores qualificados.
Comentários estão fechados.