Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Cuidado! INSS pode negar seu benefĂ­cio por causa desses motivos

O indeferimento do benefício no INSS é uma recusa para a solicitação feita pelo segurado. Infelizmente, essa negativa é algo frequente e os números dizem isso. 

VocĂŞ já ouviu falar sobre indeferimento do benefĂ­cio no INSS? Essa pode ser uma má surpresa para os segurados que fizeram um pedido de benefĂ­cio ou aposentadoria junto ao ĂłrgĂŁo. 

Mas, afinal, o que significa “indeferido” no INSS? 

De modo geral, ter o benefĂ­cio indeferido quer dizer que vocĂŞ teve o seu pedido negado e por isso nĂŁo irá recebĂŞ-lo. 

Neste momento vocĂŞ deve estar se perguntando: “entĂŁo quem tem o benefĂ­cio indeferido deve desistir do seu direito previdenciário?” 

NĂŁo necessariamente. E Ă© justamente sobre isso que vou falar com vocĂŞ hoje. Acompanhe!

O que Ă© o indeferimento do benefĂ­cio no INSS?

O indeferimento do benefĂ­cio no INSS Ă© uma recusa para a solicitação feita pelo segurado. Infelizmente, essa negativa Ă© algo frequente e os nĂşmeros dizem isso. 

De acordo com o BEPS (Boletim EstatĂ­stico da PrevidĂŞncia Social) divulgado em maio de 2022, mais de 1,14 milhĂŁo de pedidos foram negados no Brasil, somente nos primeiros 3 meses do ano.

No entanto, poucos segurados conhecem a possibilidade de recorrer contra a decisĂŁo do INSS

Mas antes de entrar com um recurso para rever o indeferimento, Ă© importante entender qual foi o motivo que levou o INSS a negar o pedido, Assim Ă© possĂ­vel buscar alternativas para mudar o resultado e ter o benefĂ­cio concedido ao final. 

Leia +: DecisĂŁo pode AUMENTAR benefĂ­cio de quem se aposentou nos Ăşltimos 10 anos

BenefĂ­cios no INSS que possuem maior nĂşmero de indeferimentos

Os benefĂ­cios por incapacidade sĂŁo os mais negados pelo INSS. 

Trata-se dos auxĂ­lios fornecidos aos segurados que, por algum motivo de saĂşde, ficaram incapacitados para exercer suas atividades laborais por um perĂ­odo maior que 15 dias. 

Segundo dados do BEPS de janeiro a novembro de 2022, foram mais de 2.400 milhões de indeferimentos para benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.

Enquanto isso, o nĂşmero de negativas para benefĂ­cios assistenciais e aposentadorias foi de cerca de 2.200 milhões para o mesmo perĂ­odo.

Etapas do requerimento do benefĂ­cio no INSS

Quem deseja requerer algum benefício no INSS, seguirá as seguintes etapas:

BenefĂ­cios por incapacidade

1- Pedido do benefĂ­cio: realizado via site ou aplicativo do MEU INSS, ou pelo telefone 135;

2- Agendamento de perĂ­cia mĂ©dica: momento em que o segurado passará pelo mĂ©dico do INSS que irá verificar a documentação relacionada Ă  incapacidade;

3- Resultado: O segurado acompanhará o resultado do seu pedido pelo cadastro do MEU INSS. O benefĂ­cio será concedido ou indeferido.

Leia +: Meu INSS: Passo a passo completo para pedir sua aposentadoria

Demais benefícios (aposentadorias, salário-maternidade, benefícios assistenciais)

1- Agendamento do benefĂ­cio: realizado via site ou aplicativo do MEU INSS, ou pelo telefone 135. Toda documentação necessária Ă© anexada ao pedido no momento do agendamento;

2- PrĂ©-habilitado: etapa em que o INSS recebe a solicitação;

3- Habilitado: O INSS verifica a documentação anexada pelo segurado;

4- Resultado: O segurado acompanhará o resultado do seu pedido pelo cadastro do MEU INSS. O benefĂ­cio será concedido ou indeferido.

Durante o processo, pode ser que o INSS determine o cumprimento da chamada exigĂŞncia, necessária quando falta alguma documentação especĂ­fica para análise do pedido. 

Principais motivos que levam ao indeferimento do benefĂ­cio no INSS

Podem existir várias justificativas para a Previdência Social indeferir um pedido do segurado. Dentre os motivos mais comuns, temos:

Falta de qualidade de segurado

Uma pessoa é considerada um “segurado do INSS” quando está contribuindo com o órgão.

Se ela parar de fazer suas contribuições, ainda assim poderá manter sua qualidade de segurado durante o perĂ­odo de graça, quando ocorre a manutenção da qualidade de segurado.

Passado esse perĂ­odo, se ela nĂŁo voltar a contribuir com o INSS por conta prĂłpria ou atravĂ©s de um trabalho de carteira assinada, ela perderá a qualidade de segurado. 

Falta de perĂ­odo de carĂŞncia

A carência corresponde ao número mínimo de contribuições mensais que o segurado deve pagar ao INSS para ter acesso a algum benefício.

Contudo, por lei existe uma lista de doenças graves que são isentas do requisito de carência para solicitar benefícios por incapacidade. Confira a lista:

  • Abdome agudo cirĂşrgico
  • Acidente vascular encefálico (agudo)
  • Alienação mental
  • Câncer
  • Cardiopatia grave
  • Cegueira
  • Doença de Paget
  • Doença de Parkinson
  • Esclerose mĂşltipla 
  • Espondiloartrose anquilosante
  • HansenĂ­ase
  • Hepatopatia grave
  • HIV
  • Nefropatias graves
  • Paralisia irreversĂ­vel e incapacitante
  • Radiação por medicina especializada
  • Tuberculose

Leia +: 4 motivos usados pelo INSS para cortar sua aposentadoria

Documentação insuficiente

Documentação insuficiente Ă© uma das principais causas para indeferimento do benefĂ­cio no INSS. 

Se a solicitação for para auxĂ­lio-doença ou aposentadoria por invalidez, Ă© imprescindĂ­vel que o segurado junte documentos mĂ©dicos atualizados que tenham relação com a incapacidade

O não cumprimento de exigência para apresentação de documentos também pode levar a negativa do pedido.

NĂŁo constatação da incapacidade 

Aqui, o benefĂ­cio Ă© negado apĂłs o INSS considerar que o segurado Ă© considerado apto para o trabalho.

É nesse cenário que a perĂ­cia mĂ©dica realizada pelo ĂłrgĂŁo Ă© bastante criticada. 

Muitos segurados reclamam da conduta dos peritos e de como a perĂ­cia Ă© feita, sem a verificação de documentos mĂ©dicos, com consultas muito rápidas e sem a devida atenção para o procedimento. 

Falha interna do INSS

Com uma alta demanda de pedidos para análise, muitos benefĂ­cios acabam sendo negados de forma errĂ´nea, por má interpretação da legislação previdenciária ou pela falta de atenção dos servidores, que precisam bater metas e diminuir a fila de pedidos. 

Teve o indeferimento do benefĂ­cio no INSS? Saiba como recorrer!

Se vocĂŞ recebeu um indeferimento  do benefĂ­cio no INSS, veja quais sĂŁo as opções para recorrer contra a decisĂŁo:

Recurso na junta do INSS

O recurso administrativo Ă© feito para o prĂłprio INSS, no perĂ­odo de atĂ© 30 dias apĂłs o resultado do pedido inicial. 

Por meio deste procedimento, o segurado deve apresentar os erros na análise do benefĂ­cio e comprová-los com a documentação necessária. 

Não é obrigatório contar com um advogado previdenciário para recorrer na junta do INSS, contudo eu recomendo que você faça isso, se deseja montar uma defesa consistente no seu recurso.

Leia +: 6 motivos que podem CANCELAR sua pensĂŁo por morte

Recurso judicial 

A segunda opção para quem teve o seu pedido de benefício ou aposentadoria negado, é buscar a Justiça Federal caso o recurso administrativo não dê certo ou até mesmo para quem não recorreu inicialmente ao INSS.

Nessa hipĂłtese, um juiz fará a análise do processo para averiguar se o INSS errou ao fazer o indeferimento do benefĂ­cio. Para o recurso judicial, Ă© necessário contar com um advogado especialista.

De todo modo, a minha primeira dica para vocĂŞ que teve o seu pedido indeferido Ă©: busque a cĂłpia do seu processo administrativo, que fica disponĂ­vel no cadastro do MEU INSS.

Assim, é possível analisar todas as etapas da sua solicitação, o motivo que levou ao indeferimento e até contratar um advogado para analisar o que ocorreu.

Procure um profissional de sua confiança e busque seus direitos!

Sou advogado previdenciário com foco no INSS há mais de 11 anos, e minha especialidade Ă© auxiliar os segurados na obtenção de seus benefĂ­cios e aposentadorias. 

Artigo original do Dr. Gutemberg Amorim que acumula especializações nas áreas de Direito Médico e da Saúde pelo Instituto Legale Educacional, DIREITO Empresarial-LLM pela FGV e em Direito Previdenciário pela Damásio.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.