Quando o assunto é educação existem muitos nomes que podem confundir os estudantes, alguns são até mesmo similares, como o curso tecnólogo e o curso técnico, mesmo tendo nomes parecidos, são duas formações diferentes.
Uma das principais diferenças é que o curso técnico concede ao profissional uma formação técnica especializada, já o tecnólogo concede um diploma de nível superior, permitindo o estudante acessar outras áreas.
Tanto a formação técnica quanto a tecnológica concedem diversas oportunidades no mercado de trabalho, o que pode mudar é o valor salarial e a quantidade de oportunidades disponíveis.
Existem cursos técnicos com diferentes prazos de duração, os cursos mais rápidos podem durar dois semestres (1 ano), enquanto os cursos mais demorados podem durar 6 semestres (3 anos).
A única coisa que um curso técnico exige para aceitar um aluno, é que ele tenha terminado o ensino médio. Portanto, após terminar a escola, em 12 meses o aluno pode estar formado e com uma nova profissão.
Existem alguns cursos de especialização que podem te ajudar a se destacar no mercado de trabalho, portanto, é interessante estar sempre se atualizando e se qualificando para conseguir acessar as melhores oportunidades.
Leia também | Curso técnico gratuito: Saiba como conseguir!
Os curso tecnólogos podem durar de 2 a 3 anos, um curso superior tecnológico exige apenas que o estudante tenha concluído o ensino médio, porém, o estudante estará se formando no nível superior.
Por ser nível superior, os profissionais formados em cursos tecnólogos podem cursar pós-graduações e realizar concursos que aceitem nível superior tecnológico dos participantes.
Portanto, é possível acessar algumas oportunidades com ótimos salários, principalmente se o aluno se qualificar após terminar o seu tecnólogo.
Leia também | Qual a diferença entre curso profissionalizante, técnico e superior?
Os cursos técnicos e tecnólogos possuem muitas similaridades, mais do que diferenças, por serem de formação relativamente rápida e por formarem profissionais para áreas com diversas oportunidades de emprego.
As principais diferenças são:
Analisando, os cursos tecnólogos permitem uma carreira com maior potencial de crescimento, mas não se engane, existem muitos cursos técnicos com salários maiores do que graduações, portanto, tudo vai depender de como você analisará o mercado e quais serão as suas escolhas.
Muito se tem falado da escala de trabalho 6x1, que virou debate entre os políticos…
Já pensou que algumas das profissões mais tradicionais podem estar com os dias contados? Pois…
Estudar em Londres é um sonho, não é? Mas para muitas, a ideia de fazer…
Para muitos, a aposentadoria é um sonho de descanso após anos de trabalho duro. Mas,…
Procurar emprego pode ser desafiador, mas, com o LinkedIn, esse processo pode se tornar mais…
A partir de 2025 o alistamento militar no Brasil começará a mudar, as mulheres vão…