Chamadas

Decisão do governo vai atingir MILHÕES de aposentados nesta terça

A polêmica em torno do teto de juros do empréstimo consignado do INSS, suspenso pelos bancos na última semana, após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduzir a margem de juros, deve ter uma definição nesta terça-feira (28/03).

Após um encontro que ocorreu nesta última segunda-feira (27/03), entre ministros da equipe econômica e política para definir o novo teto de juros, os parlamentares voltam a se encontrar hoje para decidir qual deve ser o novo teto da taxa de juros do consignado dos aposentados e pensionistas do INSS.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, assim como o ministro da Previdência, Carlos Lupi, devem se reunir por volta das 11h da manhã de hoje para tentar bater o martelo sobre o novo teto de juros.

Parlamentares do governo indicam que o novo teto de juros deve ficar entre 1,9% a 2,1%, todavia, a briga do governo é para que o limite dos juros fique a todo custo abaixo dos 2%, podendo chegar a próximos de 1,95%.

Briga de margens

O grande problema que o governo enfrenta para definir o novo teto de juros é que, tanto o governo quanto os aposentados querem o juros do consignado do INSS em 1,9%, contudo, os bancos por sua vez, não abrem mão de pelo menos 2%.

Centrais sindicais, órgãos ligados aos aposentados e demais confederações de trabalhadores de diversos setores definiram que não vão aceitar um limite de 1,9% para a taxa de juros do crédito consignado.

Já o setor bancário, afirmou que não abrirá mão de um teto de juros próximo aos 2%, conforme apurado pela Folha, o que poderá levar a uma queda de braço entre os dois lados.

No caso das instituições financeiras que pararam de realizar o empréstimo consignado aos aposentados do INSS temos bancos públicos e privados, como: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Pan, Daycoval e C6 Bank.

Por fim, ainda sem uma decisão e uma possível briga de cada lado, nesta última segunda, os representantes sindicais informaram que vão propor o limite de 1,9% da taxa de juros, assim como um grupo de trabalho para discutir o consignado do INSS a cada 60 dias.

No geral, a expectativa é que a reunião desta terça, encerre de vez essa briga, em que poderemos tomar uma decisão que agrade tanto os bancos quanto os aposentados e seus representantes.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

26 minutos atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

13 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

14 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

17 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

17 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

17 horas atrás