Dia 2 de novembro é feriado? Veja se você vai ter folga
No dia 2 de novembro, Dia de Finados, é feriado nacional. E neste ano cai em uma quinta-feira, ou seja, você vai poder dar aquela esticadinha, enforcando a sexta-feira
O brasileiro adora uma folga. Esquecer os problemas do trabalho, as correrias do dia a dia, a hora certa de pegar o ônibus, ufa! Um feriado, realmente é bem-vindo!! Para a sua alegria, em novembro tem feriado.
No dia 2 de novembro, Dia de Finados, é feriado nacional. E neste ano cai em uma quinta-feira, ou seja, você vai poder dar aquela esticadinha, enforcando a sexta-feira.
Feriado ou ponto facultativo?
De acordo com a Portaria do Primeiro-Secretário nº 29, de 2021, do Senado Federal, dia 2 de novembro passou a ser feriado nacional. Lembrando que 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, não é feriado. Já 20 de novembro, Dia da Consciência Negra é uma data comemorativa, celebrada em nosso país para lembrar a trajetória de Zumbi dos Palmares, quilombola que liderou a resistência do Quilombo dos Palmares contra os portugueses no século XVII.
Por enquanto, 20 de novembro não é feriado nacional. Porém, em alguns estados, a data que lembra a trajetória de Zumbi dos Palmares, é considerada feriado local.
Estamos falando do Dia de Finados (ou Dia dos Mortos), que é lembrado na maioria dos países ocidentais e marca um dos rituais mais importantes para os católicos, com foco na lembrança dos que já não estão entre nós.
Leia também | 15 sinais de que você tem uma amizade tóxica com outra pessoa
Dia de Finados
A data remete ao luto, à saudade e a homenagens aos mortos. O dia 2 de novembro também traz variados aspectos religiosos e culturais que são aplicados em diversas partes do mundo.
Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é uma data que a Igreja Católica dedica aos mortos e suas almas, no dia 2 de novembro de cada ano.
É uma data em que milhões de pessoas lembram de seus entes falecidos e vão aos cemitérios levar suas flores, velas, sentimentos e orações e participam de missas solenes.
Segundo a Igreja católica não se trata de um feriado qualquer, mas de uma oportunidade das pessoas rezarem pelos entes queridos que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus.
Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade primitiva. No século XIII, o dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado em 2 de novembro, já que no dia 1º de novembro era comemorada a solenidade de todos os santos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.