Chamadas

Dia 20 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

Para quem gosta de uma boa folga, novembro é um mês repleto de feriados. Os feriados nacionais são: 2 de novembro, 15 de novembro e agora também 20 de novembro. No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Esta data foi instituída para homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, um dos líderes mais importantes na resistência contra a escravidão no Brasil.

Antes, essa data era apenas ponto facultativo e feriado em alguns estados. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei 14.759/23, que declara 20 de novembro feriado nacional. Deste modo, na próxima quarta-feira, dia 20, será feriado em todo país.

Leia também | Conheça os 7 estados menos burocráticos para abrir uma empresa

A história de Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares nasceu por volta de 1655 na região da Serra da Barriga, no estado de Alagoas, e foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, uma comunidade autônoma formada por escravizados que se libertaram e se refugiaram nas florestas brasileiras.

A palavra Zumbi ou Zambi, vem do termo zumbi, do idioma africano quimbundo, e significa fantasma, espectro, alma de pessoa falecida.

Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submeter à autoridade da Coroa Portuguesa. Porém, a proposta foi aceita pelo líder, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.

Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por António Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos).

 Apunhalado, resiste, mas é morto com vinte guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, foi exposta a cabeça em praça pública no Pátio do Carmo, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Homenagem

Em 1995, a data de sua morte foi adotada como o Dia da Consciência Negra. Em 2003 foi incluída no calendário nacional escolar, e em 2011 a Lei nº 12 519 institui oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

2 semanas atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

2 semanas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

2 semanas atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

2 semanas atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

3 semanas atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

3 semanas atrás